Terça, 04 de Fevereiro de 2025
22°

Chuvas esparsas

São Paulo, SP

Anúncio
Saúde Sergipe

Secretaria de Estado da Fazenda divulga nova rodada de classificação do Programa Amigo da Gente

Mais de 46 mil contribuintes foram classificados como ‘Ouro’ e terão tratamento diferenciado nos próximos quatro meses

04/02/2025 às 17h05
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Mais de 46 mil contribuintes terão tratamento diferenciado nos próximos quatro meses / Foto: Ascom Sefaz
Mais de 46 mil contribuintes terão tratamento diferenciado nos próximos quatro meses / Foto: Ascom Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) divulgou nesta terça-feira, 4, a nova rodada de classificação do Programa Amigo da Gente. Na avaliação feita entre os meses de setembro de 2024 e janeiro de 2025, 46.298 contribuintes foram classificados como ‘Ouro’, o que corresponde a 69% do total, e passarão a receber um tratamento diferenciado por parte do Fisco estadual nos próximos quatro meses.

O número representa um crescimento de mais de 22% em relação à última classificação, realizada em setembro do ano passado. Já a categoria ‘Prata’ agora conta com 14.991 empreendedores, sendo 22% do total, representando uma queda de mais de 20% na comparação com o ciclo anterior. O número de contribuintes na categoria ‘Bronze’ chegou a 5.592, uma queda de 7,38% em relação ao quadrimestre anterior.

Lançado em setembro de 2023, o Amigo da Gente é o primeiro programa de conformidade tributária já implementado em Sergipe, buscando promover uma política de autorregularização. O objetivo é fazer com que o contribuinte busque resolver espontaneamente quaisquer pendências com o Fisco.

A ação faz parte de um conjunto de iniciativas promovidas pelo Governo do Estado para melhorar o ambiente de negócios, garantindo segurança jurídica para as empresas e transparência nos atos de gestão.

“Os contribuintes têm entendido a importância da conformidade tributária, e ao longo das avaliações temos percebido um crescimento no número de empresas que estão buscando espontaneamente corrigir eventuais irregularidades. Isso contribui para aumentar a arrecadação e reduzir o número de processos fiscais a serem julgados”, explicou Bruno Viard, auditor fiscal da Sefaz.

Benefícios

O contribuinte que está na categoria ‘Ouro’ ganha um tratamento diferenciado por parte da Sefaz. Ele tem, por exemplo, a oferta de procedimentos especiais no controle de mercadorias em trânsito, canais especiais de atendimento na secretaria, prioridade no julgamento de processos administrativos, e um prazo maior para regularizar suas pendências quando algum tipo de problema for detectado.

Há ainda para aqueles na categoria ‘Ouro’ a redução de multas fiscais, a simplificação nos processos de restituição e compensação de tributos e a participação em grupos de trabalho para aperfeiçoamento do Amigo da Gente. Caso as orientações do Fisco não sejam corrigidas, são gerados autos de infração conforme a legislação tributária.

No caso das empresas que estão com selo prata, há uma prioridade na renovação do Regime Especial de Tributação, simplificação nos processos de restituição e de compensação de tributos e tratamento diferenciado nos procedimentos de controle de mercadorias em trânsito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários