Terça, 04 de Fevereiro de 2025
21°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Cidades Rio Preto - SP

Projeto vai levar arte e consciência ambiental a crianças

Iniciativa realizada por meio do Proac une dança, música e educação ambiental em apresentações gratuitas nas escolas municipais

04/02/2025 às 18h54
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
Compartilhe:
Comunicação Social
Comunicação Social

Cinco escolas da rede municipal de ensino de São José do Rio Preto vão receber o projeto cultural, educacional e ambiental “Natureza Viva”, realizado pela MKM Produtora em parceria com o Grupo Parlenda.

O Natureza Viva é uma realização da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo e é realizado por meio do PROAC - Programa de Ação Cultural de Fomento Paulista (nº. 44.563).  Em Rio Preto, o projeto tem apoio da Prefeitura por meio das Secretarias de Educação, Cultura e Meio Ambiente. 

A ação une arte e música abordando temas essenciais sobre sustentabilidade e meio ambiente, democratizando o acesso à cultura e incentivando a educação ambiental de forma lúdica e interativa.  

As apresentações são gratuitas e acontecerão nas escolas municipais, levando espetáculos dinâmicos que misturam dança, cantoria e instrumentos musicais a crianças dos quatro aos 13 anos de idade. O repertório inclui canções autorais que tratam de temas fundamentais como uso consciente da água, reciclagem, desmatamento, energias renováveis e respeito ao meio ambiente – tudo isso explorado em ritmos variados, do rock ao baião, do reggae ao blues, criando uma experiência única para os alunos.  

Cultura e sustentabilidade 

O projeto busca transformar crianças em multiplicadoras da consciência ambiental, incentivando-as a levar o aprendizado para suas famílias e comunidades. Para a diretora do Grupo Parlenda, Marcia Vaisman, a conscientização por meio da arte e uma forma de fazer as crianças entenderem, de forma lúdica, a importância de preservar o meio e o ambiente em que vivem.

“A arte e a música abrem a consciência das crianças para explorar diversas formas cognitivas, estimulando a criatividade, o entendimento e o pensamento crítico. Quando ensinamos sobre sustentabilidade, as crianças se tornam agentes multiplicadores, propagando esse conhecimento para seus lares e comunidade".

A diretora da MKM Produtora, Maria Cecília Figueiredo, reforça o compromisso da produtora em levar cultura para aqueles que mais precisam. “O 'Natureza Viva' se encaixa perfeitamente na missão da MKM. Estamos levando arte, educação e meio ambiente para crianças que, muitas vezes, têm pouco acesso a esses conteúdos. Esse projeto sintetiza tudo o que acreditamos: cultura como ferramenta de transformação social".

Impacto e futuro 

O Natureza Viva também cria um espaço de diálogo para que professores e alunos explorem ainda mais os temas abordados, fortalecendo a cultura e a cidadania ambiental dentro das escolas.  A MKM Produtora segue ampliando sua atuação em projetos culturais e sociais e já antecipa que novas iniciativas estão a caminho. “Estamos apenas começando. O sucesso do Natureza Viva mostra que há uma necessidade enorme de projetos como esse, e a MKM continuará trazendo cultura e arte para transformar vidas”, conclui Maria Cecília.  

O projeto

O projeto é produzido pela MKM Produtora em parceira com o Grupo Parlenda e conta com o apoio da Método Consultoria e do Sono do Bem. A Colchões Castor, Só Dança, Linoforte e Supermercado Sete são importantes patrocinadores do projeto.

Escolas e cronograma das apresentações: 

As apresentações, dez no total, já têm datas definidas e passarão por diferentes escolas da cidade:  7/02– EM Professor Alberto José Ismael (Jardim Santa Catarina)  14/02– EM João José Feres (Vila Toninho)  14/03– EM Flávio Fasanelli Rodrigues (Vila Azul – Zona Rural)  28/03– EM Deputado Arlindo dos Santos (Vila Curti)  4/04– EM Vera (Jardim Schmitt)  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários