O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) foi classificado com Alta Conformidade na Avaliação das Práticas Seguras do Paciente, promovida pela Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A estratégia é utilizada para a promoção da cultura de segurança, enfatizando a gestão de risco, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde.
A avaliação, realizada anualmente, é voltada para hospitais que dispõem de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), como é o caso do Huse. “Este resultado nos impulsiona a aprimorar ainda mais as atividades desempenhadas pelo Nespih [Núcleo de Epidemiologia, Segurança do Paciente e Infecção Hospitalar]. É o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido a favor da segurança do paciente e da qualidade dos processos assistenciais”, enfatiza a enfermeira do Nespih, Julian Albuquerque.
Entre os indicadores avaliados estão a estrutura; processo e gestão de risco, considerando a implantação de protocolos de segurança do paciente; a mensuração na adesão aos protocolos de segurança do paciente no serviço de saúde e as práticas essenciais para a promoção de uma cultura; e adesão às práticas de segurança do paciente com redução de eventos adversos.
“Obtivemos um avanço significativo e um resultado bastante relevante nesta avaliação, passando de média para alta conformidade nos indicadores relacionados à segurança do paciente”, acrescenta a enfermeira.
Atuação do Núcleo
O Núcleo de Epidemiologia, Segurança do Paciente e Infecção Hospitalar possui um papel de grande relevância na unidade hospitalar, promovendo a melhoria dos processos de trabalho que minimizam os riscos que possam ameaçar a saúde do paciente. Além disso, ampliam a divulgação de informações relacionadas à segurança do paciente, capacitando e orientando as equipes assistenciais quanto às melhores práticas e metas de segurança. “O setor implementa iniciativas voltadas à segurança do paciente, estimulando a execução de processos seguros para a melhoria da qualidade de assistência”, salienta Julian Albuquerque.
Dentre as metas estabelecidas pode-se citar a identificação do paciente; aprimorar a comunicação entre os profissionais de saúde e a segurança na prescrição, uso e administração dos medicamentos; reduzir o risco de queda e lesão por pressão; entre outras. A equipe, formada por enfermeiros, técnico de enfermagem, fisioterapeuta e médicos, monitora e avalia diariamente as conformidades dos processos realizados nas unidades assistenciais.
Recentemente, o Nespih do Huse também recebeu uma menção honrosa pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, em conjunto com a Coordenação Estadual de Segurança de Paciente e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CESP/ Ciras), como ‘serviço destaque’ na regularidade de notificação de incidentes relacionados à assistência à saúde ao Notivisa, durante os 12 meses de 2023.
Mín. 19° Máx. 25°