Alívio no orçamento familiar no início do ano, igualdade de condições aos alunos e a praticidade de chegar na escola e ter todo o material escolar necessário para o ano letivo. A entrega gratuita de kits escolares pelo Governo do Estado a todos os alunos da rede estadual de ensino foi aprovada por pais, mães, responsáveis e alunos de todo o Paraná.
A iniciativa, fruto de um investimento de mais de R$ 43 milhões, é histórica e vai beneficiar mais de 910 mil alunos de cerca de 2 mil escolas estaduais do Paraná de Ensino Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), promovendo inclusão dos estudantes e economia às famílias. A entrega começou nesta quarta-feira (5), com o início do ano letivo.
“A entrega destes materiais faz parte da grande transformação que a educação do Paraná vem tendo ao longo dos últimos anos e que colocou o Estado no topo do ranking do Ideb. A entrega deste kit tem vários impactos positivos, pois ajuda na economia das famílias, além de garantir que todos comecem o ano com todo o material, sem prejuízo pedagógico a nenhum aluno”, afirmou o secretário da Educação, Roni Miranda.
Os conjuntos contam com cadernos, canetas, lápis e outros materiais. Cada kit tem uma variação de itens, de acordo com a idade do aluno e as necessidades pedagógicas de cada série.
ECONOMIA– No Colégio Estadual Augusto Vanin, de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, por exemplo, foram distribuídos 250 kits que contemplam todos os alunos de ensino fundamental e médio da escola. “Antes a gente tinha muito aluno que começava o ano com o material do ano anterior ou que a gente tinha que fazer vaquinha para conseguir comprar os cadernos. Agora isso acabou”, disse a diretora-auxiliar do colégio, Manuelle Ferraz.
Para Francieli Lisboa, mãe dos gêmeos Allan e Vitor, de 11 anos cada, a entrega dos kits pelo Estado representa um alívio no orçamento familiar no início do ano. “É um impacto grande. Eu já cheguei a gastar R$ 600 por criança em anos anteriores. É uma medida que vai ajudar muitas famílias neste momento do ano”, disse.
Com o dinheiro que sobra, Luzia Ribeiro, mãe de Lucas, de 11 anos, vai comprar o uniforme escolar do garoto. “Vamos poder direcionar esse dinheiro que gastaríamos para comprar os cadernos dele para o uniforme da escola nova. É muito bom, ajuda em casa e ajuda na escola”, afirmou.
INCLUSÃO- Com a distribuição dos kits, o Governo do Estado reforça seu compromisso com o fortalecimento da educação pública. A iniciativa pretende garantir que alunos das áreas urbanas e rurais tenham as mesmas oportunidades de aprendizado, eliminando barreiras que possam prejudicar o desempenho escolar.
Do ponto de vista pedagógico, a distribuição do material escolar pelo Estado também garante que todos os alunos comecem o ano letivo em igualdade de condições, aproveitando todo o conteúdo escolar desde o início. “Em outros anos, acontecia de alguns colegas não virem nos primeiros dias de aula porque não tinham conseguido comprar o material. Agora que todo mundo tem, todo mundo começa o ano bem”, disse a aluna Camile Karine, do 2º ano do Ensino Médio.
O estudante Pablo Rudnick, do 3º ano do Ensino Médio, conta que se surpreendeu quando soube que teria o kit escolar distribuído de graça e que isso vai ajudar nos estudos dele. “É a primeira vez que vejo isso. É muito bom, porque muitas famílias não têm condição de começar o ano com tudo comprado. Eu já passei por isso. Começar com os materiais completos ajuda muito a gente”, afirmou.
SURPRESA– Mesmo já sabendo que ganhariam o conjunto com os materiais, os alunos se surpreenderam com a qualidade e a variedade dos itens ao abrir o kit. “Tem uns conjuntos de lápis diferentes, os cadernos são bem legais. Eu gostei muito do que veio”, contou a estudante Ketelly Vitória Tomasini, do 2º ano do Ensino Médio.
Gabriel Barbosa, colega de classe de Ketelly, também aprovou os materiais. “É bom que todo mundo da sala está começando o ano com o kit completo. Nos anos passados, a gente já teria que ter comprado tudo para começar o ano. Agora não precisamos mais. Eu tenho certeza que vou usar bastante os cadernos e as canetas”, disse o garoto.
Confira os itens:
Ensino Fundamental I
7.773 kits com itens como cadernos, lápis de cor, giz de cera, tesoura sem ponta e canetinhas hidrográficas.
Ensino Fundamental II
550.000 kits com materiais como cadernos universitários, régua, transferidor, esquadros e lápis de cor.
Ensino Médio e EJA
352.206 kits contendo cadernos universitários, canetas esferográficas, réguas e lápis grafite.
Mín. 20° Máx. 28°