

A Unidade Regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) em Uberaba, no Triângulo Mineiro, realiza seu primeiro evento do ano, no dia 10/2, com a temática "Dia de Campo em Fruticultura: Construindo Solos Saudáveis". A atividade acontecerá no município de Conquista, na Fazenda São José, Irmãos Mazeto, a partir das 13h30. O credenciamento para participar do dia de campo será realizado no local.
O extensionista da empresa, Renato Augusto de Moraes Silva, relata que o objetivo é levar aos produtores de Conquista e região informações atualizadas e práticas inovadoras para fortalecer a fruticultura regional. Segundo ele, um dos principais destaques será o uso de plantas de cobertura para a melhoria da qualidade do solo, com foco em práticas sustentáveis.
A produção de uva de mesa como uma nova alternativa de aumento da renda, o fortalecimento da economia rural e a aplicação de drones na agricultura serão outros temas abordados.
Já no dia 11/2, acontece em Sacramento o Primeiro Seminário de Agroindústria. A atividade começa às 8h, na Escola Estadual Escritora Carolina Maria de Jesus. Para participar é necessário preencher o formulário disponível neste link .
O gerente regional da Emater-MG em Uberaba, Diego Cesar Veloso Rezende, destaca a importância dos eventos. “É uma oportunidade única para os produtores de Conquista e Sacramento se atualizarem, trocarem experiências e aprimorarem suas técnicas, contribuindo para o crescimento e fortalecimento da atividade rural na região”.
O extensionista da Emater-MG em Sacramento, Rafael Antônio dos Santos, explica que a necessidade de realizar o seminário se deve ao número expressivo de agroindústrias no município. "As palestras estão voltadas para assuntos como boas práticas e regularização de agroindústrias", diz.
Circuito Agropecuário
O Primeiro Seminário de Agroindústria de Sacramento é um projeto planejado e estruturado pelas regionais de Uberaba e Uberlândia e faz parte do Circuito Agropecuário. Ao todo, serão realizados 48 encontros, abrangendo todos os municípios dessas duas regionais. O circuito conta com a parceria das prefeituras e diversas instituições.
“O apoio é essencial para a concretização deste trabalho ambicioso e de grande impacto para o setor”, explica Diogo Rezende.
Idealizado pelo Escritório Regional de Uberlândia, o circuito está no terceiro ano. Utilizando a Metodologia Participativa de Extensão Rural (Mexpar), tem como objetivo levar conhecimento e inovações aos produtores, além de colaborar com o desenvolvimento e o fortalecimento regional.
O gerente regional de Uberlândia, Gilberto Freitas, comentou sobre os resultados da atividade. “Além da relevância dos assuntos técnicos abordados com apresentação de novas tecnologias, destaco também como saldo positivo a troca de experiências, o estabelecimento de novas parcerias e o fortalecimento dos laços entre extensão rural e o poder público municipal", conclui.
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: atuação do IMA garante procedência, segurança e valor à iguaria mineira
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: em Minas, agroindústrias familiares produziram 43 mil toneladas em 2025
Agropecuária Governo de Minas abre consulta pública sobre o trânsito de animais no estado
Agropecuária Exportações do agronegócio mineiro alcançam US$ 19,8 bilhões em 2025 e atingem novo recorde
Agropecuária Minas Gerais tem inscrições abertas para eventos de estímulo à inovação tecnológica no agro
Agropecuária Feiras livres geram renda para agricultores de quase 700 municípios mineiros
Agropecuária Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais reestrutura Programas Estaduais de Pesquisa
Agropecuária Circuito Frutificaminas encerra o ano com 1,5 mil participantes nos eventos da Emater
Agropecuária Minas investe em laboratório para ampliar controle da qualidade de bebidas alcoólicas Mín. 16° Máx. 23°





