O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, reuniu, na tarde dessa quarta-feira (12), a equipe que está à frente do projeto de construção e implantação do Centro Integrado de Defesa Social (Cides). A estrutura, que servirá como nova sede da Sesp, será o próximo passo na evolução do serviço de urgência e emergência ao cidadão do Espírito Santo.
O conceito do CIDES inclui uma estrutura física e tecnológica para a execução de três grandes atividades integradas: gestão do atendimento a eventos ordinários e extraordinários de segurança pública, gestão de eventos de grande envergadura e governança de crises de profunda complexidade e gestão administrativa da segurança pública.
A construção tem como objetivo entregar uma estrutura consolidada e integrada, capaz de proporcionar e permitir as ligações entre as atividades relacionadas a toda a atividade de comando e controle dos órgãos de segurança do Espírito Santo. Esse modelo busca a flexibilidade para a ampliação e a redução de posições de atendimento, sejam elas ordinárias ou extraordinárias, e a convivência operacional entre as instituições envolvidas.
Na reunião, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, teve a oportunidade de acompanhar todo o andamento do amplo projeto que envolve, não somente a parte física, mas a construção do conceito do Cides, na parte de tecnologia, ambiente, comunicação e construção de uma imagem perante a população capixaba.
“Estamos no caminho para entregar um serviço que mudará o patamar da qualidade de atendimento ao cidadão, gestão de crises, além de fornecer um ambiente aos nossos servidores para que possam entregar o melhor possível em termos de segurança pública e defesa social. Cada passo é importante e temos sempre que estar atentos aos prazos, toda a parte de contratação, que é algo com muitos detalhes, para que consigamos cumprir todo o cronograma já previsto e começar a construção o quanto antes”, afirmou Damasceno.
Além do ambiente operacional, o prédio do Cides abrigará a estrutura administrativa da Sesp, de forma a corroborar com o propósito de uma administração mais enxuta e efetiva da estrutura física como um todo. Dessa forma, evitando problemas de ordem orçamentária, de suporte e de manutenção, observados em outras estruturas semelhantes no País.
Participaram, também, da última reunião o subsecretário de Comando e Inovação da Sesp, Guilherme Pacífico, o gerente de Projetos e Inovações, coronel Hekssandro Vassoler, e o gerente do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), coronel Marcelo Muniz.
Atendimento à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
Mín. 22° Máx. 34°