Por Vinícius Martins – Ascom/Semas
Nesta quinta-feira, 13, os servidores da Instituição de Acolhimento Criança Cidadã, participaram de uma capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros, ministrada pelo Instrutor de Primeiros Socorros Jailson Andrade, da JA Cursos e Treinamentos. A ação foi promovida pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Na ocasião, foram ensinados procedimentos de primeiros socorros em situações de obstrução de vias aéreas por corpos estranhos (engasgos), parada cardiorrespiratória e parada respiratória.
O treinamento foi de grande importância para os servidores, principalmente para prepará-los em situações de emergência, que podem envolver risco de vida ou agravamento de lesões. Os primeiros socorros são medidas simples e rápidas que visam estabilizar o estado da vítima até a chegada do atendimento especializado.
O Instrutor de Primeiros Socorros, Jailson Andrade, ressaltou ser um defensor dos primeiros socorros. “É gratificante ver a equipe estar disposta a aprender, não há coisa melhor do que você querer ensinar e do outro lado a pessoa querendo aprender, fico feliz pela disposição de toda equipe em querer aprender, por que a emergência pode acontecer em qualquer lugar, seja na instituição, na rua, ou em casa, e precisamos estar preparados”, finalizou.
Segundo Licemara Cardoso, coordenadora da instituição, a iniciativa é de extrema importância. “É muito importante o treinamento para que cada vez mais nossa equipe possa estar preparada para realizar qualquer intervenção no primeiro momento caso aconteça alguma intercorrência com os assistidos pelo equipamento”, destacou.
A secretária Municipal de Assistência Social, Rayanne Nascimento, destaca a importância de saber o que fazer em situações de iminente risco à vida. “Este treinamento tem o objetivo de orientar os profissionais da Assistência Social sobre como realizar o primeiro atendimento em situações de urgência e emergência. A maneira como esses casos são tratados pode influenciar os resultados, e até mesmo ajudar a salvar vidas. Por isso, quero destacar a importância do conhecimento que está sendo compartilhado, especialmente no que diz respeito ao atendimento de crianças”, comentou.
Mín. 21° Máx. 29°