A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou uma capacitação do manuseio de microtratores adaptados à agricultura familiar no assentamento Chapada da Araras, que fica localizado em Amarante. As aulas, que se iniciaram na segunda (10) e encerraram na quinta-fera (13), contou com a participação de 20 agricultores que tiveram a oportunidade de aprender, em aulas teóricas e práticas, como manusear o equipamento.
A capacitação em mecânica agrícola com microtrator teve uma carga horário de 20 horas, com uma aplicação prática na área preparada para a aula, com a plantação de sementes de milho e feijão, oriundas de doações realizadas pela própria SAF.
O instrutor do curso de mecanização, Amadeu Carvalho, explicou que, ao final da oficina, os alunos obtiveram êxito, concluindo boa parte da área de plantio. “A ação partiu de reivindicação das lideranças do assentamento preocupadas em implantação de ações concretas para a fixação dos jovens da comunidade, garantindo assim sua permanência. Seguiremos monitorando a comunidade, através do suporte em relação a mecânica e assistência técnica, envolvendo as demais políticas desenvolvidas pela SAF em prol da agricultura familiar,” falou.
O foco principal da capacitação é ensinar os agricultoras e os agricultores a manusear o microtrator, permitindo que eles integrem seu uso na produção agrícola.
A agricultora familiar e presidente da Associação do Assentamento Chapada da Araras, Francidalva Silva, falou sobre como essas práticas vão auxiliar no trabalho dos agricultores.
“Nós estamos sempre buscando melhorias para a nossa comunidade e maneiras de como ajudar nossos agricultores a ter mais facilidade ao executar seu trabalho no campo. Então, é de suma importância que eles aprendam as técnicas para utilizar no seu cotidiano,” disse.
Nas próxima semanas, o curso será ministrado em outras localidades que receberam os microtratores da SAF.
Mín. 20° Máx. 31°