

Foto: Divulgação / Udesc
Nesta semana, as instalações esportivas do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, tiveram a primeira avaliação física da história do projeto social Natação e Polo Aquático para Todos (NPA) .
Mais de 200 crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, foram avaliados na pista de atletismo e no Ginásio 2 da Udesc Cefid para quesitos como flexibilidade, mobilidade, resistência, força dos membros inferiores e superiores, agilidade e velocidade, além de terem as medidas antropométricas (peso e altura) registradas.
De acordo com a coordenadora do NPA, Lenise Souza, o objetivo do projeto é que as avaliações sejam frequentes, ocorrendo semestralmente, “para entender as principais necessidades de cada participante e acompanhar o desenvolvimento deles”.
“São dados importantes, pois queremos que o projeto esteja cada vez mais alinhado com a ciência. Assim, poderemos aplicar melhor a nossa metodologia com nossos alunos, focando em treinos que melhorem essas valências físicas de um modo geral, sem deixar de ter um olhar individual para cada aluno”, explica Lenise, que é mestre em Fisioterapia pela Udesc Cefid. “Na semana que vem, teremos o início das aulas e ainda faremos testes na água, como a capacidade de flutuação.”
O NPA é patrocinado pela Eletrobras e oferece aulas gratuitas em dois núcleos de Florianópolis: um nas instalações da Marinha, no Bairro Estreito, e outro na piscina semiolímpica da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, em parceria com o programa de extensão Atividades Aquáticas para a Comunidade , que é coordenado pela diretora-geral do centro, professora Suzana Matheus Pereira.
Neste ano, haverá 12 turmas na Udesc Cefid, de manhã e de noite (segunda e quarta-feira / terça e quinta-feira), e seis na Marinha, de noite (segunda e quarta-feira). Confira os horários disponíveis no formulário de inscrição .
Torneios deste ano
Além das 18 turmas que se reúnem duas vezes por semana, o NPA tem três equipes de base, que treinavam três vezes por semana no ano passado e agora, em 2025, passarão a treinar cinco vezes. “Serão três treinos no Cefid, para aprimorar a natação, e dois na Marinha, para os treinos de polo”, destaca a coordenadora Lenise.
Neste ano, o núcleo pretende participar dos seguintes torneios com as equipes de base:
“Nossas bases se dividem em sub-11 misto, sub-13 misto, sub-15 masculino e sub-15 feminino, pois, após os 14 anos, as equipes não podem mais ser mistas”, conta Lenise. Para o Habawaba, competição na qual o NPA participou pela segunda vez no ano passado, a intenção é levar equipes sub-11 e sub-13.
Além disso, a coordenadora destaca a organização do 3º Festival Internacional de Polo NPA, que será realizado em maio e reunirá equipes de base de todo o País e da América Latina.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas na página do NPA e no perfil do núcleo no Instagram .
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro de São Sebastião 2026 marca abertura da temporada de provas de atletismo com mais de mil atletas
Esportes Fesporte divulga calendário oficial de 2026
Mato Grosso do Sul Após vitória fora de casa, Sesc MS Vôlei/AECGV recebe o Fluminense neste sábado pela Superliga B
Esportes São Paulo receberá em março o Mundial de skate street e park
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro 2026 abre temporada de corridas com mil atletas em São Sebastião
Esportes Treinador esportivo destaca importância do cuidado emocional
São Sebastião - SP Vivências Náuticas da ‘Estação Verão 2026 São Sebastião’ começam nesta sexta-feira na Praça da Vela
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião moderniza sistema de cadastramento de atividades esportivas com nova plataforma digital
São Sebastião - SP XTERRA: São Sebastião recebe maior circuito off-road do mundo pela primeira na história, em 2026 Mín. 17° Máx. 23°





