Foto: Tiago Corrêa/UGPE
A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), iniciou, nesta terça-feira (18/02), uma parceria com o Instituto Consulado da Mulher, para oferecer cursos de capacitação profissional voltados às beneficiárias do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O objetivo é incentivar o empreendedorismo, gerar renda e novas oportunidades no mercado de trabalho para as participantes.
A iniciativa faz parte das ações de capacitação do programa e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico das comunidades. Além de reassentar as famílias, o Prosamin+ oferece oportunidades de crescimento profissional aos beneficiários, impulsionando a geração de emprego e renda.
A UGPE já vinha desenvolvendo algumas atividades em conjunto com o Consulado da Mulher, que agora deverão ser formalizadas. Atualmente, o instituto está oferecendo o curso “Empreender Mulher”, em andamento no Escritório de Apoio Local (ELO) Mestre Chico, na zona sul de Manaus, com 35 participantes.
Foto: Tiago Corrêa/UGPE
O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, realizou uma visita ao local, onde conversou com as alunas e assinou o termo de parceria com o Consulado da Mulher, destacando o apoio do Governo do Amazonas e a previsão de expansão das atividades para o Programa de Saneamento Integrado (Prosai), em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).
“Apoiamos esse tipo de ação, cedemos a estrutura e iniciamos uma cooperação técnica para expandir essa atividade para outras áreas do programa. Também vamos dar apoio de forma transversal no governo, trazendo a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e todos os parceiros do Estado, que possam ajudar nesse atendimento às empreendedoras do Prosamin+”, enfatizou.
A especialista de programas sociais do Consulado da Mulher, Bianca Cristina de Azevedo, ressaltou a importância da parceria para a capacitação, crescimento profissional e o empoderamento feminino. “Com essa parceria ampliamos a nossa rede de atuação e conseguimos chegar nas localidades onde o Estado já está atuando. Então, acaba criando-se uma rede de fortalecimento, em torno dessas mulheres que estão empreendendo”, disse.
Mín. 22° Máx. 32°