A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realiza a distribuição de mudas de diversas espécies arbóreas, frutíferas e nativas, por meio do programa ‘Deso + Verde’, que visa promover o plantio de árvores em Áreas de Preservação Permanente (APP) e em ambientes urbanos e rurais. Para possibilitar essa ação, a Deso firmou parceria com o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), que fornece insumos para a produção das mudas.
As mudas estão disponíveis para doação, e qualquer entidade, órgão público ou pessoa física pode fazer a solicitação. Os requisitos exigidos pela companhia incluem a apresentação de um projeto, caso seja voltado ao reflorestamento ou recuperação de grandes áreas degradadas ou de mata ciliar, e o envio de um ofício ao Diretor de Meio Ambiente da Deso, Engenheiro Kleber Curvelo Fontes. O ofício deve conter o nome da instituição, razão social, nome do evento, data e horário, ser assinado pelo representante legal da instituição e incluir um telefone para contato. Após o envio, é necessário aguardar a confirmação da solicitação.
A distribuição gratuita de mudas é crucial para aumentar a cobertura vegetal em Sergipe e restaurar ecossistemas degradados. “Nosso objetivo é fortalecer parcerias para ampliar o plantio de árvores em todo o estado, contribuindo para um futuro mais sustentável”, afirma o coordenador do programa, Danilo Vieira de Oliveira.
Deso + Verde
O programa foi desenvolvido com o objetivo de recuperar matas ciliares e áreas degradadas próximas a mananciais utilizados para a captação de água em Sergipe. O projeto já beneficiou diversos municípios sergipanos, distribuindo mudas por meio de ações próprias e atendendo a solicitações de entidades e prefeituras.
A iniciativa também realiza doações à população durante eventos como o ‘Sergipe é aqui’, programa itinerante do Governo do Estado. “A parceria com o SergipeTec fortalece a produção de mudas, garantindo a qualidade e diversidade das espécies. Com esse trabalho, a Deso reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento ambiental de Sergipe”, conclui Danilo.
Mín. 22° Máx. 29°