Nesta quarta-feira,19, a Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina, representando o Consed, participou da live de lançamento da Avaliação Contínua da Aprendizagem 2025, vinculada à Plataforma Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O evento apresentou a plataforma online que subsidiará professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no acompanhamento da aprendizagem dos estudantes durante o processo de alfabetização.
“Esse regime de colaboração é importantíssimo para que todos nós consigamos o objetivo maior que é alfabetizar nossos estudantes na idade certa. Essas avaliações fornecem dados de diagnóstico, planejamento e objetivos fundamentais para oferecer cada vez mais aprendizagem de qualidade aos nossos estudantes”, destaca a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.
A plataforma de avaliações formativas oferece instrumentos de avaliação em Leitura, Língua Portuguesa e Matemática, primordiais para as redes de ensino analisarem dados sobre o processo de alfabetização com mais propriedade e aperfeiçoarem as práticas pedagógicas. Desta forma, é possível realizar diagnósticos precoces que possibilitam atendimentos mais rápidos e individualizados aos estudantes.
Alfabetiza SC
Em 2023 e 2024, a SED realizou a avaliação do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual e municipal, conhecida como Alfabetiza SC, em colaboração com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SC) e municípios catarinenses. Milhares de estudantes de Santa Catarina realizam provas de Língua Portuguesa e Matemática.
Os resultados da avaliação são extremamente relevantes, pois são utilizados para o direcionamento e a revisão de políticas e programas educacionais que estejam voltados para a garantia da alfabetização das crianças catarinenses até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
O Alfabetiza SC é uma ação que faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, ao qual Santa Catarina aderiu. Além da avaliação, o Estado construiu, de forma inédita, a Política de Alfabetização do Território Catarinense, também em parceria com a Undime e outras instituições.
Mín. 22° Máx. 29°