O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), está promovendo uma série de capacitações sobre prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. Nesta primeira etapa evento ocorre entre os dias 18 e 20 deste mês, no auditório do Instituto de Assistência dos Servidores de Gurupi (Ipasgu), município de Gurupi.
Coordenada pela Gerência de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, a formação é direcionada aos profissionais que atuam na rede de apoio à criança e ao adolescente nos 139 municípios do Estado. Nesta primeira etapa, o curso tem como foco os municípios do sudoeste do Tocantins, contemplando Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Jaú do Tocantins, Cariri, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Sandolândia, São Salvador do Tocantins, Sucupira e Talismã.
O secretário-executivo da Seciju, Hélio Marques, destacou a importância da iniciativa e a relevância do tema abordado. “Essa formação é de grande valia, pois nos permite orientar e conscientizar a sociedade sobre violência contra nossas crianças, sobretudo em datas festivas e a participação de todos é fundamental para que possamos relembrar os cuidados necessários com nossas crianças”, enfatizou.
Para a gerente de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rejane Pereira, a formação amplia a proteção e o cuidado. “Esta capacitação visa fortalecer a rede de proteção à infância e adolescência no Tocantins, orientando sobre prevenção, acolhimento e acompanhamento nos municípios”, frisou.
Capacitação
Durante os três dias de capacitação, a psicóloga Thaydja Campos, da rede municipal de Palmas, abordou temas fundamentais como os conceitos, causas e consequências da violência sexual contra crianças e adolescentes. Além disso, tratou de questões relacionadas ao sigilo, omissões, acolhimento, estratégias de prevenção e intervenções.
A capacitação também contou com a participação da coordenadora do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social das Crianças e Adolescentes Vítimas e Testemunhas de Violência do Cedca, Elis Sodré, que ministrou uma palestra sobre a Lei 13.431/2017. Ela detalhou a condução do atendimento a crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência, explicando o protocolo e o fluxo de atendimento para garantir um acolhimento adequado e humanizado.
O conselheiro tutelar, Carlos Eduardo Soares, esteve presente no evento representando o município de Gurupi, destacou a relevância no fortalecimento do trabalho dos profissionais que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “Nós como conselheiros, acreditamos que essa capacitação é valiosa e importante, pois enriquece não só a gente que é conselheiro, mas também todos que trabalham na rede de proteção”, afirmou.
Mín. 22° Máx. 29°