Durante a primeira reunião de 2025 do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (Cisp) de Camaçari, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (20), foi apresentado o Plano Municipal de Segurança Pública da cidade. O plano é resultado da atuação do Cisp Camaçari, que tem a coordenação do Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da promotora de Justiça Aline Cotrim. Desde 2015, o comitê vem fomentando a elaboração de um diagnóstico de segurança e a implementação de políticas públicas para enfrentar os índices de criminalidade na cidade.
Na ocasião, a procuradora-geral de Justiça Adjunta, Wanda Valbiraci, apresentou o projeto Município Seguro, iniciativa lançada pelo MPBA em novembro de 2023 com o objetivo de reduzir a criminalidade no estado. “O projeto Município Seguro é muito importante para a comunidade, pois visa a diminuição da violência sistêmica. Nossa expectativa é que, com a implementação desse plano, haja diminuição da violência na cidade. Também sugerimos ao Município um investimento focado na criação de creches para crianças pois, acreditamos que a educação é um dos modos de se diminuir a violência no município, no estado e até no país”, ressaltou.
A implementação do Plano Municipal de Segurança Pública de Camaçari faz parte das ações do projeto Município Seguro, cujo objetivo é promover a implantação dos instrumentos e mecanismos da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS) e do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O projeto foi estruturado a partir de um diagnóstico preliminar da estrutura da política municipal de segurança pública em 91 municípios que responderam a questionário enviado pelo MPBA. Conforme a pesquisa, 92% deles não contam com Conselho Municipal de Segurança Pública efetivo, sendo que 60% sequer têm previsão legal; 98% não dispõem de plano de segurança pública e defesa social elaborado e 90% não contam com Fundo de Segurança Pública.
Crédito das fotos: Sérgio Figueiredo
Mín. 22° Máx. 29°