Nesta quinta-feira (20), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), marcou presença na 127ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR) do Vale do Sambito, realizada no município de Várzea Grande. A reunião contou com a participação do prefeito de Várzea Grande, Robert Segundo e de 11 secretários municipais de saúde da região, que discutiram importantes temas relacionados à saúde pública e à gestão municipal.
Durante a reunião, a diretora da Divisa, Tatiana Chaves, apresentou as orientações sobre a implantação dos Núcleos Municipais de Segurança do Paciente (NMSP), Plano de Segurança do Paciente e implantação dos protocolos na APS e nos EAS que realizam partos por cesárea, enquanto indicadores de saúde relevantes, que podem impactar na redução da mortalidade materna.
Na ocasião, a diretora divulgou as ações de capacitação da vigilância sanitária para 2025, incluindo as oficinas previstas no Guia de Implantação da Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador e o Projeto Integrador na Atenção Primária à Saúde (APS).
Tatiana Chaves, fez um importante chamamento aos secretários municipais de saúde, enfatizando a necessidade de um olhar mais atento para as vigilâncias sanitárias municipais. Ela destacou a importância dos técnicos da área atuarem como parceiros estratégicos dos municípios, não com o objetivo de punir, mas sim para promover ações preventivas que visem a melhoria das condições de saúde.
“Com essa parceria, é possível reduzirmos os custos decorrentes de problemas de saúde, além de garantir uma abordagem mais eficaz e proativa no cuidado à população”, destacou.
A Divisa reforçou ainda aos secretários presentes na reunião, a indicação de um servidor em cada município para atuar como Referência Técnica na área da saúde do trabalhador, conforme pactuação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) em 2021. Esse profissional será responsável por coordenar as ações e articular as informações relacionadas à saúde ocupacional, promovendo melhores condições de trabalho e prevenção de doenças no ambiente laboral.
O encontro foi um espaço importante para o fortalecimento da gestão regional da saúde. A participação ativa dos gestores municipais demonstra o comprometimento das autoridades com a melhoria da saúde no Território Vale do Sambito.
Mín. 22° Máx. 29°