O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) publicou, no dia 18/2, os novos editais para credenciamento de hospitais, clínicas, laboratórios e serviços odontológicos. As mudanças fazem parte da adaptação do Instituto da Lei nº 25.143/2025, trazendo avanços significativos tanto para os prestadores de serviço quanto para os beneficiários. Clique aqui para conferir .
Entre as principais novidades, destaca-se o reajuste da tabela de remuneração dos serviços de saúde contratados pelo Ipsemg, regulamentado pela Portaria nº 8, de 18 de fevereiro de 2025.
O aumento abrange mais de 1.550 itens essenciais para a assistência aos beneficiários, incluindo consultas, diárias de internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), procedimentos de pronto atendimento, terapia oncológica, procedimentos endoscópicos e cirúrgicos. “O reajuste nas consultas ultrapassa 60%, ou seja, passou de R$50,00 para R$80,00, proporcionando melhores condições aos profissionais e ampliando a qualidade do atendimento”, destaca o presidente do Instituto, André dos Anjos.
O novo modelo de credenciamento também traz avanços na forma de contratação, em conformidade com a Lei Federal nº 14.133. A partir de agora, os editais permanecerão abertos continuamente, com ciclos bimestrais de avaliação da demanda assistencial e da disponibilidade financeira. Isso permite maior flexibilidade e ampliação gradual da rede credenciada, garantindo a inclusão de novos prestadores de serviço conforme a necessidade da população atendida.
Outra inovação é a adoção do peticionamento eletrônico via SEI!MG para participação no credenciamento, assegurando mais transparência e agilidade no processo. Além disso, a distribuição da demanda entre os prestadores credenciados passará a seguir critérios técnicos e objetivos, levando em conta a diversidade de serviços oferecidos, a quantidade de especialidades disponíveis e o número de profissionais no corpo clínico. Os habilitados serão ranqueados e a lista será divulgada ao final de cada ciclo bimestral no site do Ipsemg.
Melhoria para os beneficiários
Para os beneficiários, as mudanças representam um avanço na qualidade e disponibilidade dos serviços, garantindo a oferta assistencial de forma ampla e resolutiva em cada região. Com isso, o Ipsemg reforça seu compromisso com a melhoria da gestão, a eficiência dos serviços prestados e a integralidade do atendimento à saúde dos servidores do Estado de Minas Gerais.
Mín. 21° Máx. 29°