A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) assinou, nesta quinta-feira (20), um termo de credenciamento com a empresa Agrotools para atuar na requalificação comercial dos produtores rurais no Estado. A iniciativa integra o Programa Pecuária Sustentável do Pará, que busca contribuir com a integridade e o desenvolvimento de toda a cadeia da carne no Estado.
A diretora comercial da Agrotools, Juliana Pandelo, destacou a relevância do credenciamento para a cadeia produtiva da pecuária. "Esse passo é muito importante tanto para a Agrotools quanto para o Estado e os pecuaristas da região, que agora contarão com uma forma mais ágil para a sua regularização e retorno ao mercado. Temos grandes expectativas e esperamos apresentar os resultados na COP 30", afirmou a diretora.
O Programa de Requalificação Comercial do Estado tem como objetivo permitir o desbloqueio da venda de gado proveniente de áreas em recuperação ambiental. "O programa visa atender aos critérios de comercialização exigidos pelos mercados nacional e internacional, que trabalham com foco nos princípios da rastreabilidade, visando a garantia de qualidade e segurança de produtos. Os produtores que aderirem devem comprovar o isolamento de áreas desmatadas após 22 de julho de 2008, garantindo assim a regeneração da vegetação. Com esse processo, eles poderão retornar ao mercado formal de carne, reforçando a sustentabilidade da cadeira produtiva", destacou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Raul Protázio Romão.
Lançado em 2023 durante a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 28), em Dubai, o programa é a maior iniciativa de rastreabilidade individual do Brasil e é estruturado em três eixos: rastreabilidade, integridade e agregação de valor.
Texto: Mário Gouveia - Ascom Semas
Mín. 21° Máx. 29°