Agricultores de 30 municípios do Piauí foram beneficiados com a entrega de 770 kits de irrigação em 2024, um investimento de R$ 19.770.221,79 que vai contribuir para o fortalecimento da agricultura no estado. Um dos exemplos mais significativos dessa iniciativa vem de Miguel Alves, onde o produtor de melancia Anderson Torres teve a vida transformada com o apoio do projeto desenvolvido pela Secretaria da Irrigação e Infraestrutura Hídrica (Sefir). Antes, ele plantava só para o consumo próprio, agora ele aumentou e vende toda a produção, o que garante mais renda para a família.
Miguel Alves foi um dos 24 municípios piauienses contemplados pelas Feiras da Agricultura Irrigada, promovidas pela Sefir desde o início da gestão, em 2023. O objetivo desses eventos é incentivar a agricultura irrigada, capacitar os produtores locais com conhecimentos técnicos e distribuir kits de irrigação.
Durante o evento em Miguel Alves, Anderson Torres, mais conhecido como Desson, participou de palestras e treinamentos que aprimoraram suas habilidades em técnicas de irrigação e cultivo, o que teve um impacto positivo tanto na qualidade quanto na quantidade de sua produção. Além disso, foi contemplado com um kit de irrigação, essencial para o crescimento de sua atividade agrícola.
Além do aumento na produção de melancia a partir dos incentivos, o agricultor firmou uma parceria com a Prefeitura de Miguel Alves, que passou a comprar suas melancias para compor a merenda escolar municipal. Isso não só melhorou a qualidade da alimentação escolar, mas também garantiu uma fonte de renda mais estável para o produtor.
“Com o kit de irrigação, estou conseguindo sustentar minha família. Antes, a produção era só para o consumo da nossa casa, sem renda alguma. Hoje, consigo vender para as feiras da cidade e até para as escolas. A Sefir nos deu a oportunidade de trabalhar de forma mais eficiente e está dando certo. Os kits aumentaram significativamente minha produção. Já colhi cerca de 10 toneladas de melancia. Com esses kits, conseguimos trabalhar o ano todo, sem depender apenas da chuva”, explicou o produtor.
Os kits de irrigação entregues pela Sefir são do tipo gotejamento e microaspersão e irrigam uma área de meio (500 m²) a um hectare completo (1000 m²). O equipamento é composto por mangueiras, canos, conectores, filtros, válvulas e outros acessórios essenciais para garantir uma distribuição uniforme da água, proporcionando economia hídrica e maior produtividade. O kit também vem com um manual de instalação que facilita a montagem e o uso correto do sistema.
O secretário da Irrigação e Infraestrutura Hídrica, Firmino Paulo, destacou a sua felicidade em ver ações exitosas da Sefir. “Fico muito feliz de ver histórias como a do Desson, que, com o kit recebido, ampliou sua produção de melancias e garantiu uma renda mais estável para sua família. Esses equipamentos são uma tecnologia que fortalece a produção familiar nas comunidades rurais do nosso Estado e traz ganhos econômicos aos produtores. Na Sefir, seguiremos investindo em soluções que promovam o desenvolvimento agrícola e a autonomia dos nossos pequenos produtores”, disse.
O trabalho da Sefir tem beneficiado não apenas Anderson, mas também vários outros pequenos agricultores piauienses. Com o suporte dos kits de irrigação, muitos têm conseguido expandir suas produções, fortalecer a economia local e garantir o fornecimento de alimentos frescos e de qualidade para a população.
Mín. 21° Máx. 29°