Domingo, 23 de Fevereiro de 2025
27°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Agricultura Piauí

Programas de alimentos transformam a vida de agricultores familiares do Piauí

A agricultura familiar vem tomando novos rumos no Piauí. Pequenos produtores passam a plantar com mais segurança de que a colheita renderá o ganho ...

23/02/2025 às 08h10
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A agricultura familiar vem tomando novos rumos no Piauí. Pequenos produtores passam a plantar com mais segurança de que a colheita renderá o ganho esperado. Essa garantia vem da aquisição dos alimentos através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e do PAS (Programa de Alimentação Saudável). Ambos os programas distribuíram, em 2024, mais de 2 mil toneladas de alimentos para a população.

“Os programas sociais são fundamentais para os agricultores familiares, pois garantem a comercialização de sua produção com preços justos e previsíveis. Esses programas fortalecem a agricultura familiar ao oferecer um mercado mais seguro e estável, reduzindo a dependência dos agricultores com os atravessadores e das oscilações do mercado”, afirma Leslly Raquel Costa dos Santos, agricultora familiar que se dedica ao plantio de feijão, milho e melancia na localidade Belo Horizonte, zona rural de Coivaras.

Leslly vende 10% de sua produção para o PAS e PSS. O restante para os comerciantes locais e para a Nova Ceasa. Ela conta que essa estabilidade garantida pela compra dos programas contribui também para a constância da renda mensal da família e para a obtenção de crédito junto às instituições financeiras. Os produtores organizados da cidade de Coivaras conseguem transportar os alimentos em um caminhão, que também serve para o transporte de adubo. Com todos os incentivos, a agricultora planeja continuar contribuindo para a produção de alimentos de qualidade, com a preocupação no uso do solo e de controle de pragas.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Sou cliente do BNB e, em 2023, fui reconhecida como ‘Cliente de Sucesso na Categoria Empreendedorismo na Agricultura Familiar’. Muitas das nossas conquistas atuais são frutos dessa parceria e da confiança no BNB. Com esse apoio, realizamos a compra de um trator agrícola e investimos em melhorias na nossa infraestrutura”, comemora.

A melancia é o carro-chefe da produção de Leslly, mas ela pretende tornar-se referência na produção de espigas de milho verde. A agricultora vem aprimorando seu modo de produção e adquirindo conhecimentos para garantir a qualidade do alimento e a sustentabilidade do meio em que vive. “Adoto técnicas como o manejo correto do solo, rotação de culturas e uso de adubos orgânicos associados aos adubos químicos, mas sempre atenta à legislação vigente e ao meio ambiente. Além disso, realizo o monitoramento constante das plantações, garantindo que os alimentos estejam livres de pragas e doenças. Nossa colheita é feita no tempo certo para preservar o sabor e os nutrientes, sempre com o compromisso de manter a qualidade, a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente”, explica.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O trabalho de Leslly e de milhares de agricultores familiares do Piauí é responsável pelo alívio da fome de famílias em situação de vulnerabilidade e têm contribuído sobremaneira para a melhora da qualidade nutricional do que é consumido por essas pessoas em todo o Estado.

“Meu principal objetivo é continuar produzindo alimentos de qualidade, contribuindo para a sociedade por meio da geração de emprego e renda e garantindo uma oferta constante de produtos seguros ao longo do ano. A longo prazo, desejo que nossa história inspire outras famílias a permanecerem no campo com dignidade e qualidade de vida”, finaliza.

O que são o PAA e o PAS

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é gerido pelo governo federal e consiste na compra de alimentos da agricultura familiar com o objetivo de distribuir gratuitamente para quem não tem acesso a uma alimentação adequada.

Já o Programa de Alimentação Saudável (PAS) é gerido pelo governo do Piauí, através da Secretaria da Agricultura Familiar. Ele foi criado em 2020, durante a pandemia de Covid-19, e beneficia diretamente famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Os programas PAS e PAA são estratégias de compras institucionais que permitem viabilizar a geração de renda para os produtores rurais através do pagamento dos produtos com preços justos e compatíveis com os de mercado. Eles também permitem que as pessoas em situação de vulnerabilidade possam ter acesso a alimentos de qualidade, ricos do ponto de vista nutricional e livre de agrotóxicos”, afirma a secretária de Agricultura Familiar, Rejane Tavares.

No Piauí, essas duas iniciativas têm ajudado a reduzir a fome de famílias. Em 2023, o PAA comprou alimentos de 684 agricultores familiares no estado. Já o PAS beneficiou 59.249 famílias em situação de vulnerabilidade social.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários