Domingo, 23 de Fevereiro de 2025
27°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Educação Piauí

Estudantes piauienses se preparam para 3º fase da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA)

Estudantes de escolas gerenciadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participaram, no último sábado (22), de uma aula preparatória para ...

23/02/2025 às 13h40
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Estudantes de escolas gerenciadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participaram, no último sábado (22), de uma aula preparatória para a terceira fase da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA). A atividade foi ministrada pelo professor Joselito Mendes de Sousa Junior, mestre em Ciência da Computação, e transmitida através do perfil oficial do Canal Educação no Youtube.

“Nós pudemos falar sobre aprendizagem de máquina, que é o contexto estabelecido na terceira etapa da Olimpíada Nacional, e os alunos puderam aprender a maneira correta, utilizando ferramentas ‘no code‘, sem a necessidade de programação, para fazerem a criação de um modelo preditivo, que é justamente a proposta dessa terceira etapa”, explicou Joselito.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A terceira etapa da ONIA ocorre no período de 3 a 10 de março e irá requerer dos estudantes um trabalho com a utilização de conceitos e ferramentas familiares à Inteligência Artificial e que possam ser apresentados em um modelo preditivo.

“Nossos estudantes puderam aprender um pouco mais sobre conhecimentos específicos do estudo de IA, como os conceitos ligados a imputação dos dados e tratamento dos dados, conceitos essenciais para a construção de um modelo que utilize dados históricos para prever comportamentos ou eventos futuros, o modelo preditivo”, introduziu o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Washington Bandeira também destacou o pioneirismo do Piauí no ensino de Inteligência Artificial na Rede Pública Estadual. “O Piauí é o primeiro território das Américas a implementar o ensino de Inteligência Artificial na educação básica, reconhecimento concedido pela Unesco. Preparar os nossos estudantes para a ONIA é prepará-los também para o mercado de trabalho e para a vida”, acrescenta o gestor.

Sobre a competição

A 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA) é uma competição científica de alcance nacional, que busca promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nessa área. A iniciativa é realizada por três instituições: EduSpace, Hub de Inovação em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Pelotas (H2IA/UFPel) e o Instituto de Inteligência Artificial em colaboração com o Laboratório Nacional de Computação Científica (IIA/LNCC).

A 1ª ONIA conta com quatro fases, envolvendo questões teóricas e tarefas práticas. A competição inclui categorias para estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, além de uma categoria especial para interessados fora dessa faixa etária.

Todos os participantes da olimpíada receberão certificados digitais e os melhores classificados serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Além disso, os estudantes que concluírem a quarta fase poderão ser convidados para o treinamento da Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IOAI), em Pequim.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários