

A Bahia é o primeiro estado do Brasil a implementar a Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência. Esse modelo de exame possibilita a identificação mais precisa do nível de suporte para cada tipo de deficiência, levando em conta fatores biológicos, psicológicos e sociais no processo que as tornam Pessoas com Deficiência. As principais características do projeto-piloto dessa avaliação serão apresentadas nesta sexta-feira (7), às 16h, pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Responsável pela pauta na Bahia, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), participa da live, que será transmitida, ao vivo, pelo canal youtube.com/@mdhcbrasil.

A proposta da live é orientar os estados sobre as etapas para implantar o sistema; apresentar os objetivos a serem alcançados pelo projeto-piloto; além de mapear os perfis; e destacar os serviços e as regiões selecionadas para o desenvolvimento da ação. Nessa reunião estarão representadas as Secretarias Nacionais dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), e da Política de Cuidados e Família (SNCF), ambas vinculadas ao MDHC; a Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef), instância da SJDH; a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o Banco Mundial, que apoia o projeto-piloto da Avaliação Biopsicossocial.
A iniciativa integra o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite, lançado pelo governo federal e aderido pela Bahia em 2024, através da SJDH. Para implementar a proposta na Bahia, a SJDH e o MDHC assinaram um Acordo de Cooperação Técnica por ocasião do Setembro Verde do ano passado, período em que são estimuladas ações pela inclusão de pessoas com deficiência e pelo combate ao capacitismo, ou seja a discriminação dessas pessoas. O projeto-piloto traz inovações para o atendimento e a promoção das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência no país e possibilitará a utilização do Sistema Nacional de Avaliação da Deficiência – SISNADEF.
Serviço
O que: Live de apresentação da Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência e implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Deficiência – SISNADEF
Quando: 07/03, 16h
Onde: Youtube.com/@mdhcbrasil
Fonte: Ascom/SJDH
Direitos Humanos Júri popular de réus pelo assassinato de Mãe Bernadete começa na terça
Direitos Humanos Mães ambulantes cobram pontos de apoio para crianças no carnaval
Direitos Humanos Bloco de Brasília faz carnaval acessível para pessoas com deficiência Mín. 20° Máx. 28°





