

Neste dia 15 de março, é celebrado o Dia do Consumidor, uma data que reforça a importância da defesa dos direitos daqueles que movimentam a economia diariamente. Em Marabá, o Procon aproveita a ocasião para orientar a população e reforçar a importância do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que garante direitos essenciais como proteção à saúde e segurança, direito à informação clara e objetiva, além da garantia de atendimento digno e respeitoso nos estabelecimentos comerciais.
E também aproveitamos a data para destacar cinco direitos essenciais que todo consumidor deve conhecer, bem como promoverá um mutirão de renegociação de dívidas que acontece nos dias 17 e 18 de março, no Partage Shopping.
Cinco direitos fundamentais do consumidor
De acordo com Zélia Lopes Souza, coordenadora do Procon Marabá, o consumidor precisa estar atento e sempre fazer valer os seus direitos. “O consumidor é o lado mais vulnerável da relação de consumo, e por isso é essencial que ele conheça e reivindique seus direitos. Muitas vezes, um valor pequeno pode parecer insignificante, mas representa um direito violado”, destaca Zélia Lopes Souza.


Zélia destaca cinco pontos essenciais garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor:
Mutirão de renegociação de dívidas
Como parte das ações alusivas ao Dia do Consumidor, o Procon Marabá promove, nos dias 17 e 18 de março, o primeiro mutirão de renegociação de dívidas do ano. O evento ocorrerá no Partage Shopping, das 10h às 16h, e visa ajudar consumidores a regularizarem as pendências financeiras.
“Nosso público-alvo são consumidores com dívidas de cheque especial, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos. Teremos diversas instituições financeiras participando, além de empresas como a Equatorial Energia e a Cosanpa”, explica a coordenadora do Procon.


A iniciativa, batizada de “Limpa Nome”, busca reduzir juros abusivos e permitir que consumidores endividados retomem o acesso ao crédito. “Já tivemos casos em que uma dívida de R$ 15 mil foi renegociada para R$ 3 mil. Essa é uma grande oportunidade para quem deseja organizar as finanças”, reforça Zélia.
Para participar, é necessário levar documentos pessoais, comprovante de endereço e um histórico da dívida. Caso o consumidor não consiga atendimento no mutirão, o Procon continuará oferecendo suporte ao longo do mês de março.
A iniciativa conta com a parceria da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e é uma oportunidade para que os marabaenses possam resolver pendências financeiras de forma mais justa e acessível. “Nosso objetivo é garantir melhores condições para os consumidores e ajudar a movimentar a economia local”, conclui a coordenadora.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Igor Leite
The post Dia do Consumidor: Procon orienta sobre direitos e promove mutirão de renegociação de dívidas appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Governo Governo do Maranhão autoriza a implantação de nova estrada de 26 quilômetros em Barreirinhas para fortalecer o turismo na região dos Lençóis
Geral Inmet alerta para tempestades em três estados até amanhã; veja onde
Sergipe Governo de Sergipe garante transporte e assistência aos alunos no segundo dia de Enem
Cidades Sorteio de Boxes: cerca de 70% das inscrições precisam ser concluídas. Prazo termina nesta terça, 18
Acre Segurança Pública atua no monitoramento do 2º dia de prova do Enem em todo o estado
São Paulo Governo de SP inicia pesquisa de percepção do turismo
Acre Vice-governadora Mailza representa o Acre em painéis na COP30 e fortalece cooperação internacional pelo clima
Bahia Unindo esporte e celebração, Aulão da Saúde reúne servidores da Sesab em Alagoinhas
Bahia Professora da rede estadual de Santa Bárbara conquista o 2º lugar no Prêmio Nacional Liga STEAM, no Festival LED, em BH Mín. 16° Máx. 19°





