

O Paraná receberá mais um evento esportivo de nível internacional e grande repercussão entre atletas e público. Entre os dias 16 e 18 de maio, Curitiba será sede de uma das etapas da Copa do Mundo de Escalada, evento inédito na América Latina. A competição será na modalidade Boulder, uma das mais disputadas em campeonatos de escalada esportiva, praticada com poucos equipamentos e técnicas de segurança.
Participarão mais de 150 atletas de 45 países e contará com pelo menos 12 representantes brasileiros. A competição será no Centro de Treinamento de Escalada, localizado no Parque Olímpico do Cajuru, pertencente à prefeitura da Capital, sendo o primeiro espaço olímpico dedicado à modalidade no Brasil..
Organizada pela International Federation of Sport Climbing (IFSC), o evento conta com o apoio da Confederação Brasileira de Escalada Esportiva (CBEscalada), do Governo do Paraná e da Prefeitura de Curitiba.
CENTRO DE TREINAMENTO – O Centro de Treinamento de Escalada, inaugurado em 2021, é considerado o mais moderno da América Latina. O local recebe os treinamentos da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE).
Para o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, é um privilégio receber um evento de nível internacional, principalmente por ser inédito no País. "O Paraná está sendo prestigiado com isso. Será um momento em que toda a comunidade poderá ver o brilhantismo da escalada brasileira. Estaremos de braços abertos para receber o Brasil inteiro mais uma vez aqui em Curitiba", afirmou.
“Realizar pela primeira vez na América Latina uma etapa da Copa do Mundo no Brasil, ainda mais aqui, no Centro de Treinamento da Confederação em Curitiba, nos motiva. Teremos a presença de alguns dos melhores atletas do mundo no Estado do Paraná, em um evento com alto nível de produção”, disse Thiago Campassi, presidente da CBEscalada.
Além de Curitiba, a categoria Boulder da Copa do Mundo de Escalada 2025 passará por Salt Lake City (EUA), Praga (República Tcheca), Brixen (Itália), Innsbruck (Áustria), Keqiao (China), Hachioji (Japão) e Seul (Coreia do Sul), local onde o torneio chegará ao fim no dia 6 de outubro.
ESPORTE– A escalada esportiva estreou como modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio 2020, após ser incluída no programa em 2016.
Ela é dividida em três categorias:
Boulder - Escalada sem corda, em paredes de até 4,5 metros de altura. Ganha o atleta que completar mais desafios com o menor número de tentativas.
Lead/Guiada - Escalada com corda, em paredes de até 15 metros de altura. Vence quem alcançar o ponto mais alto.
Speed/Velocidade - Dois atletas competem lado a lado em uma parede de 15 metros, e ganha quem chegar ao topo mais rápido.
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro de São Sebastião 2026 marca abertura da temporada de provas de atletismo com mais de mil atletas
Esportes Fesporte divulga calendário oficial de 2026
Mato Grosso do Sul Após vitória fora de casa, Sesc MS Vôlei/AECGV recebe o Fluminense neste sábado pela Superliga B
Esportes São Paulo receberá em março o Mundial de skate street e park
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro 2026 abre temporada de corridas com mil atletas em São Sebastião
Esportes Treinador esportivo destaca importância do cuidado emocional
São Sebastião - SP Vivências Náuticas da ‘Estação Verão 2026 São Sebastião’ começam nesta sexta-feira na Praça da Vela
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião moderniza sistema de cadastramento de atividades esportivas com nova plataforma digital
São Sebastião - SP XTERRA: São Sebastião recebe maior circuito off-road do mundo pela primeira na história, em 2026 Mín. 17° Máx. 23°





