Domingo, 20 de Abril de 2025
19°

Parcialmente nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Assistência Social São Sebastião - SP

Profissionais dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de São Sebastião participam de capacitação sobre escuta especializada

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), realizou nesta sexta-feira (21/3) uma formação...

21/03/2025 às 22h41
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), realizou nesta sexta-feira (21/3) uma formação sobre a escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A capacitação foi voltada para profissionais dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O encontro teve como objetivo apresentar o fluxo de atendimento, desenvolvido de forma integrada pela Comissão Intersetorial Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência. Esse fluxo orienta a realização da escuta espontânea de forma acolhedora e humanizada, garantindo um suporte mais eficaz às vítimas.

“A formação vem para somar e contribuir com o nosso trabalho diário. No Instituto Verdescola, que atua também com crianças e adolescentes na assistência social, esse tipo de capacitação nos ajuda a enfrentar e abordar situações de violência, fortalecendo a atuação conjunta da rede, incluindo o Conselho Tutelar e o CREAS, para proteger e amparar essas vítimas”, destacou Henrique Procópio de Moura, assistente social do Verdescola.

“Saber ouvir é uma dádiva. A formação em escuta especializada ajudará na observação comportamental de crianças e adolescentes, tornando o acolhimento mais empático e confiável. Além disso, o uso de formulários para registrar relatos trará mais agilidade, clareza e justiça nas tomadas de decisão”, comentou Fernanda Aguiar, coordenadora geral dos projetos Viração, Garoçá, Cidadão Criança.  

Durante o encontro, foram abordados temas essenciais para o fortalecimento do atendimento, reforçando o compromisso do município com a proteção da infância e juventude. A iniciativa está alinhada à Lei 13.431/17, que estabelece diretrizes para a escuta e o atendimento especializado, assegurando a capacitação interdisciplinar dos profissionais da rede de proteção e prevenindo a revitimização.

#PraTodosVerem: imagens da formação com profissionais dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Fim da descrição. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários