

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP), localizada no Parque Tia Nair, contará com um espaço destinado ao depósito de materiais apreendidos em ocorrências de poluição sonora e perturbação do sossego público. O local é resultado de uma parceria entre a Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) e as secretarias municipais de Ordem Pública e Segurança Pública.
A PMMT, a Secretaria de Segurança Pública e a SORP enfrentavam dificuldades para armazenar materiais apreendidos, como "carretinhas" de som e outros equipamentos que geram poluição sonora.
De acordo com a secretária municipal de Segurança Pública, coronel Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, o espaço foi definido em conjunto com o Ministério Público Estadual (MPE) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
“Estávamos enfrentando dificuldades para definir um local adequado para a guarda do material apreendido, como carretinhas e equipamentos de som. Com a união de esforços, inauguramos esse espaço para servir como depósito de todo o material apreendido por meio do termo circunstanciado de ocorrência, que será realizado pela Polícia Militar. A poluição sonora, um grande problema na nossa capital, será minimizada com a retirada dessas carretinhas de circulação”, destacou Francyanne.
A medida fortalece as ações da PM, considerando que essas ocorrências muitas vezes envolvem situações delicadas, como denúncias anônimas por medo de represálias, conflitos entre vizinhos e regiões dominadas por facções criminosas.
A secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, explica que os promotores de Justiça estão cientes da situação, garantindo que os policiais militares possam agir com mais eficácia no combate à poluição sonora e ao crime organizado, contando agora com um espaço adequado para armazenar os equipamentos apreendidos.
“Essa carretinha foi encaminhada à Secretaria de Ordem Pública e à Secretaria Municipal de Segurança Pública por meio de uma parceria com a Polícia Militar. Nossas secretarias receberão todo o material apreendido. Confiem no trabalho da Polícia Militar e da Prefeitura de Cuiabá. O material permanecerá aqui até que seja emitida uma ordem judicial do Juizado Especial Unificado de Cuiabá para sua devolução”, explicou.
O coordenador de operações da PM, coronel José Nildo, destacou que a ação foi coordenada entre o Ministério Público, a Polícia Militar e outros órgãos para combater crimes ambientais, como a poluição sonora, além do tráfico de drogas, frequentemente associado a essas ocorrências.
“Essa parceria visa garantir que os equipamentos apreendidos durante operações sejam devidamente armazenados, impedindo que retornem às mãos dos infratores, o que contribuiria para a continuidade dos crimes nos bairros, especialmente os relacionados à poluição sonora. A colaboração entre as esferas municipal e estadual, juntamente com o Ministério Público e a Polícia Militar, é fundamental para fortalecer o combate aos crimes ambientais e retirar esses equipamentos dos infratores”, destacou.
#PraCegoVer
A imagem mostra a secretária municipal de Segurança Pública, coronel Francyanne Siqueira Chaves Lacerda e a secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares na frente de uma carretinha de som apreendida pela PMMT.
Governo Governo do Maranhão autoriza a implantação de nova estrada de 26 quilômetros em Barreirinhas para fortalecer o turismo na região dos Lençóis
Geral Inmet alerta para tempestades em três estados até amanhã; veja onde
Sergipe Governo de Sergipe garante transporte e assistência aos alunos no segundo dia de Enem
Cidades Sorteio de Boxes: cerca de 70% das inscrições precisam ser concluídas. Prazo termina nesta terça, 18
Acre Segurança Pública atua no monitoramento do 2º dia de prova do Enem em todo o estado
São Paulo Governo de SP inicia pesquisa de percepção do turismo
Acre Vice-governadora Mailza representa o Acre em painéis na COP30 e fortalece cooperação internacional pelo clima
Bahia Unindo esporte e celebração, Aulão da Saúde reúne servidores da Sesab em Alagoinhas
Bahia Professora da rede estadual de Santa Bárbara conquista o 2º lugar no Prêmio Nacional Liga STEAM, no Festival LED, em BH Mín. 16° Máx. 19°





