

Começou nesta terça-feira (25), em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a 1ª Etapa da Conferência Estadual do Esporte, iniciativa que reúne gestores esportivos e representantes da comunidade para debater e construir o Plano Decenal do Esporte Paranaense (2026-2035). A programação segue até quinta-feira (27), no Auditório Central da Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Com a participação de 102 municípios das regionais de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava e União da Vitória, o evento conta com mais de 300 participantes, entre gestores municipais e representantes da comunidade, que discutirão propostas para a estruturação da política estadual do esporte. O evento marca a primeira de quatro etapas regionais, que percorrerão diferentes cidades do Paraná com o objetivo de universalizar o acesso ao esporte, estimular a criação de programas esportivos e diversificar as práticas esportivas no Estado.
Para o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, a iniciativa representa a continuidade do trabalho que vem sendo realizado nos municípios. “É um plano para dez anos do esporte paranaense, para continuar com todas as políticas que nós implantamos. Para isso, estamos formando gestores de esporte nos municípios, com apoio de universidades e uma equipe muito competente”, disse.
Além das discussões, os municípios participantes estão recebendo a coletânea do programa “O Esporte Que Queremos”, entregue pelo secretário. O material, composto por 11 volumes, visa capacitar os gestores e oferecer diretrizes para o desenvolvimento do sistema esportivo municipal.
Segundo Joselene dos Anjos, coordenadora do “Esporte Que Queremos”, a Conferência representa um marco na organização do setor esportivo do Paraná. “É um evento emblemático, que visa subsidiar os gestores no desenvolvimento dos principais instrumentos para a gestão e governança do seu município, é uma oportunidade que o gestor tem de buscar conhecimento e desenvolver o melhor para o esporte dentro da sua cidade”, disse.
Após a etapa de Ponta Grossa, a Conferência Estadual do Esporte seguirá para Toledo (1 a 3 de abril), Londrina (8 a 10 de abril) e Maringá (14 a 16 de abril), reunindo, ao fim, todos os 399 municípios, consolidando um amplo debate para o fortalecimento do esporte paranaense.
Programação:
Dia 1
Tarde: Encontro Regionalizado de Gestores Esportivos
Dia 2
Manhã: Leitura e aprovação do regimento interno;
Orientação geral sobre a metodologia e câmaras temáticas;
Tarde: Debates nas câmaras temáticas (Formação, Excelência e Esporte para a Vida Toda)
Dia 3
Manhã: Votação de propostas, moções e relatório da etapa
Encerramento (12h)
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro de São Sebastião 2026 marca abertura da temporada de provas de atletismo com mais de mil atletas
Esportes Fesporte divulga calendário oficial de 2026
Mato Grosso do Sul Após vitória fora de casa, Sesc MS Vôlei/AECGV recebe o Fluminense neste sábado pela Superliga B
Esportes São Paulo receberá em março o Mundial de skate street e park
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro 2026 abre temporada de corridas com mil atletas em São Sebastião
Esportes Treinador esportivo destaca importância do cuidado emocional
São Sebastião - SP Vivências Náuticas da ‘Estação Verão 2026 São Sebastião’ começam nesta sexta-feira na Praça da Vela
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião moderniza sistema de cadastramento de atividades esportivas com nova plataforma digital
São Sebastião - SP XTERRA: São Sebastião recebe maior circuito off-road do mundo pela primeira na história, em 2026 Mín. 17° Máx. 23°





