O Encontro Nacional da Ouvidoria Geral do SUS (ENOuvSUS2025) ocorreu entre os dias 19 e 21 de março, em Brasília (DF) e reuniu ouvidorias do SUS de todos os estados. Promovido pela Ouvidoria Geral do SUS do Ministério da Saúde (OuvSUS/MS) em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), o principal objetivo do evento foi traçar princípios e diretrizes para a criação da Política Nacional de Ouvidorias do SUS.
O Pará teve uma participação expressiva, com uma delegação composta por 44 ouvidorias, representando a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretarias Municipais de Saúde e os Hospitais Regionais vinculados à rede estadual. Além de integrar os debates e discussões estratégicas, o estado obteve reconhecimento nacional pela qualidade de seus serviços, com 10 trabalhos selecionados como boas práticas em ouvidoria, sendo um deles escolhido para representar a Região Norte nas salas de experiências do evento.
A ouvidora geral da Sespa, Andréa Costa, também marcou presença com a apresentação do trabalho. "A integração do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) à Rede Estadual das Ouvidorias do SUS: ampliando o acesso e garantindo a eficiência das respostas aos usuários da Rede Hospitalar do Estado do Pará", reconhecido nacionalmente como uma boa prática.
"Ter nossa Rede Estadual de Ouvidorias do SUS do Pará como referência nacional quando se fala em boas práticas reforça a importância do trabalho realizado, além de incentivar a melhoria contínua no atendimento à população", destacou Andréa Costa.
Os trabalhos selecionados foram expostos em totens durante os três dias do evento e também serão publicados nos anais do ENOuvSUS2025, promovendo a divulgação de experiências bem-sucedidas e incentivando outros serviços de ouvidoria pelo Brasil.
As 10 ouvidorias do SUS do Pará que tiveram suas práticas reconhecidas foram:
- Sespa Central;
- 10º Centro Regional de Saúde da Sespa;
- Fundação Hemopa;
- Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena;
- Secretaria Municipal de Saúde de Rio Maria;
- Hospital Regional de Oriximiná/Menino Jesus;
- Hospital Regional Abelardo Santos;
- Hospital Regional do Baixo Amazonas (Santarém);
- Hospital Regional Público do Tapajós (Itaituba);
- Hospital Regional Castelo dos Sonhos (Altamira), representante da região Norte na sala de apresentação de experiências exitosas
A Rede Estadual das Ouvidorias da Sespa, que opera de forma descentralizada e regionalizada, registrou em 2024 um total de 5.216 manifestações, das quais 4.274 foram finalizadas, atingindo uma resolutividade de 82%. O trabalho das ouvidorias tem sido fundamental para avaliar continuamente os processos organizacionais, ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e disseminar informações em saúde para todo o estado.
Texto: Bianca Botelho – Ascom Sespa
Mín. 20° Máx. 30°