

Por Gabrielly Martins
Para dialogar sobre as políticas públicas de combate à violência, com foco no cuidado às mulheres indígenas, a Secretaria de Estado da Mulher do Acre (Semulher) participou, nesta quarta-feira, 26, no polo Belo Jardim, em Rio Branco, do projeto Raízes da Mudança: Mulheres Indígenas Moldando o Amanhã, organizado pela Organização das Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia (Sitoakore) e Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Durante o evento, que contou com um momento de acolhida dos grupos participantes e apresentações culturais, a equipe da Semulher realizou a entrega de cartilhas da Lei Maria da Penha para Mulheres Indígenas, traduzidas nas línguas Huni Kuin e Manchineri para lideranças indígenas, com o objetivo de levar informações sobre os direitos das mulheres e viabilizar as denúncias de casos de violência doméstica.

De acordo com a chefe da Divisão dos Povos Originários e Tradicionais da Semulher, Alessandra Manchinery, que coordenou a atividade, a ação é essencial para educar e proteger. “Nós estamos aqui hoje, com essa política pública, para passar o conhecimento para as mulheres sobre violência moral, psicológica e patrimonial, pois para combater, é preciso reconhecer,” disse.

A liderança indígena e coordenadora da Sitoakore, Gemina Brandão Xiu Shanenawa, recebeu um exemplar da cartilha e agradeceu a participação do Estado, além de parabenizar as ações e o comprometimento da secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, com a causa indígena. “A gente vê a necessidade dessa palestra, falando sobre o combate à violência, para que as mulheres possam ser educadas. Muitas delas passam por violências e nem sabem. Todo nosso agradecimento à secretária, que está sempre próxima, com essas iniciativas que são muito importantes para que as mulheres saibam que existe apoio e onde procurar”, destacou.

O primeiro encontro do projeto, que também será realizado na quinta-feira, 27, reuniu cerca de 40 mulheres, a maioria indígenas dos povos Shanenawa, Huni Kuin e Nawa, vindas dos municípios de Feijó, Tarauacá, Sena Madureira, Assis Brasil e Mâncio Lima.
The post Secretaria da Mulher entrega cartilhas Lei Maria da Penha para Mulheres Indígenas traduzidas nas línguas Huni Kuin e Manchineri appeared first on Noticias do Acre .
Portos do Paraná Portos do Paraná inicia pavimentação em concreto na Conde Matarazzo, em Antonina
Legislativo - MT Diego defende manifestação e vota favorável a reajuste para servidores do TJ
Legislativo - MT Convidada faz relato emocionado e alerta sobre os primeiros sinais da violência contra a mulher
Portos do Paraná Portos do Paraná inicia pavimentação em concreto da Av. Conde Matarazzo, em Antonina
Sergipe Ipesaúde promove ação alusiva ao Novembro Azul com consultas e atividades de bem-estar
Acre Governo nega fechamento do Hosmac e reafirma compromisso com pacientes, familiares e servidores durante coletiva
Tocantins Na COP30, Governo do Tocantins discute parcerias e investimentos para desenvolver o saneamento básico no estado
Sergipe Atuação integrada do Governo de Sergipe fortalece agricultura e dá assistência aos pequenos produtores
Infraestrutura... Obra de R$ 90 milhões: avança restauração entre Dois Vizinhos e Francisco Beltrão Mín. 19° Máx. 25°





