O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), esteve presente no lançamento do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid), realizado nessa quarta-feira, 26, no Palácio da Justiça, em Brasília (DF). O evento contou com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, responsável pela criação da plataforma.
OObidfoi desenvolvido com o objetivo de subsidiar ações e políticas públicas relacionadas ao consumo de substâncias, reunindo dados e resultados inéditos de pesquisas sobre BETs, cigarros eletrônicos, medicamentos e o uso de substâncias entre vítimas de mortes violentas. A plataforma disponibiliza ainda informações sobre dispositivos eletrônicos de fumar (DEFs), como vapes, jogos de apostas e uso de medicamentos, entre outros temas relevantes.
Representando o Governo do Tocantins e a Comissão Interfederativa de Conselhos Estaduais sobre Drogas, o superintendente Estadual de Direitos Humanos e Política de Drogas, Jessé Nascimento, destacou a importância do observatório. "Esse observatório será uma ferramenta de suma relevância para os estados e os conselhos estaduais de políticas sobre drogas, permitindo que ações e políticas públicas sejam baseadas em evidências e dados para combater esse mal que assola a comunidade, que é o consumo de drogas", ressaltou.
Obid
Com a proposta de centralizar informações, promover integração interinstitucional, disseminar conhecimento e incentivar práticas inovadoras, oObservatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid)torna-se uma ferramenta estratégica na formulação de políticas públicas. Parte das informações reunidas pela plataforma estará disponível ao público, garantindo maior transparência e acesso a estudos, pesquisas e legislações relacionadas ao tema.
* Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública
Mín. 20° Máx. 31°