Inaugurado em 28 de março de 2022, o Bioparque Pantanal chega ao seu terceiro ano de funcionamento consolidado como um dos maiores empreendimentos turi-científicos do Brasil. Com uma proposta inovadora que alia turismo, educação ambiental, pesquisa, conservação, inclusão, inovação, cultura e lazer, o espaço já recebeu mais de um milhão de visitantes e tornou-se um símbolo de transformação e compromisso com a biodiversidade.
“Hoje, podemos dizer que esse espaço vai além de um atrativo turístico, ele é uma ferramenta poderosa para despertar a consciência ambiental e promover mudanças positivas na sociedade”, destaca Maria Fernanda Balestieri, diretora-geral do Bioparque.
Desde sua inauguração, o Bioparque Pantanal tem se firmado como um espaço de aprendizagem e conexão com a natureza. Por meio de visitas, exposições interativas e projetos científicos, o local cumpre sua missão de sensibilizar o público sobre a importância da conservação dos ecossistemas aquáticos.
Além disso, o Bioparque mantém parcerias com instituições de pesquisa e universidades para o desenvolvimento de estudos voltados à biodiversidade do Pantanal e de outros biomas brasileiros. Atualmente, o espaço conta com 458 espécies, já reproduziu mais de 80 espécies, entre elas, espécies ameaçadas de extinção e foi um recomeço de vida para animais que não podem mais ser reinseridos na natureza, garantindo qualidade de vida e bem-estar.
Turismo e economia
O sucesso do Bioparque também se reflete no turismo de Mato Grosso do Sul. O empreendimento se tornou um dos principais atrativos de Campo Grande, movimentando setores como hotelaria, gastronomia e comércio local.
“Temos trabalhado para fortalecer nossa relação com o trade turístico e oferecer capacitações constantes. O objetivo é que Campo Grande se consolide ainda mais como um destino turístico, com o Bioparque Pantanal sendo um grande atrativo para visitantes do Brasil e do mundo”, explica Balestieri.
Outro grande destaque do Bioparque Pantanal é seu compromisso com a inclusão. Por meio do projeto “Bioparque para todos - Iguais na Diferença”, o espaço conta com acesso a elevadores, intérpretes de libras, tecnologias assistivas como tabletes com audiodescrição e tradução em libras, espaço Biotátil – espaço exclusivo para experiência tátil – guia de visitação, material didático e identificação dos tanques em braile, cotas diárias e canal exclusivo para PCD’s, sala de acomodação sensorial, disponibilização de cadeiras de rodas, abafadores de ruídos e cordão universal de deficiências ocultas, dentre outros recursos à disposição.
“O Bioparque é um lugar onde todas as pessoas podem viver experiências inesquecíveis, independentemente de suas condições físicas ou intelectuais. Queremos garantir que cada visitante tenha acesso ao conhecimento e à beleza da nossa biodiversidade”, reforça a diretora, autora do projeto.
Futuro promissor
Para os próximos anos, o Bioparque Pantanal pretende expandir suas ações de pesquisa e educação, investindo ainda mais em tecnologia e inovação.
Acreditando na importância do turismo sustentável, o empreendimento deu um grande passo firmando parceria com a Fecomércio e com o Senac MS para início do processo de Certificação Internacional de Sustentabilidade desenvolvida pela fundação holandesa Green Destination, referência global em turismo sustentável.
A assinatura do documento de parceria foi realizada durante a III Jornada de Pesquisa e Tecnologias, evento em comemoração ao aniversário do Bioparque. “Nosso compromisso é continuar inovando e ampliando nossa atuação. O Bioparque Pantanal ainda tem muito a oferecer para a sociedade e para a ciência. Seguiremos firmes nessa missão de inspirar, educar e conservar”, conclui Balestieri.
Ainda segundo a gestora, com três anos de história, o Bioparque Pantanal prova que é possível aliar turismo, ciência e preservação ambiental de forma eficiente e impactante. “Mais do que um espaço de lazer, ele se consolida como um verdadeiro laboratório vivo, onde o conhecimento floresce e a natureza ganha voz”, conclui.
Rosana Moura, Comunicação Bioparque Pantanal
Foto: João Paulo Gonçalves e Lara Miranda
Mín. 20° Máx. 31°