O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), garantiu apoio emergencial e intensificou as ações de assistência às famílias atingidas pelas fortes chuvas no município de Afonso Cunha. Entre os dias 24 e 28 de março, as equipes da Força Estadual de Saúde (FESMA) realizaram 208 atendimentos, incluindo consultas médicas, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, dispensação de medicamentos e orientações preventivas.
Além dos atendimentos, prestados em diversas localidades como Olho D’Água, Loloia, Jiboia, Ingá, Ingá de Baixo e na sede do município, foram distribuídos 2.000 frascos de hipoclorito de sódio para garantir a potabilidade da água e entregue o kit calamidade doado pelo Ministério da Saúde, contendo medicamentos e insumos suficientes para atender até 500 pessoas pelos próximos três meses.
A coordenadora de Emergências em Saúde Pública da SES, Mayrlan Avelar, destacou a importância da resposta rápida. “A nossa articulação visa intervir de forma oportuna, especialmente nesse período chuvoso em que muitos municípios enfrentam situações de inundação. O fortalecimento dessa coordenação permite garantir insumos estratégicos e atendimento clínico nas áreas afetadas”, explicou.
O município de Afonso Cunha, que decretou situação de calamidade pública, solicitou apoio emergencial ao Estado para reforçar os serviços de saúde e ajudar a atender a demanda crescente gerada pelas chuvas intensas.
A secretária municipal de Saúde de Afonso Cunha, Analídia Bacelar, ressaltou o papel fundamental da parceria com o Estado. “O apoio foi essencial para ampliar a assistência em um momento crítico. Destaco ainda a atuação humanizada da equipe da FESMA, que trouxe segurança e cuidado às famílias”, afirmou.
Além da assistência direta, a SES prestou apoio técnico na elaboração de um plano de ação local, com medidas de prevenção de doenças, suporte psicológico, controle de zoonoses e reforço da vacinação, garantindo o fortalecimento da rede de atenção à saúde durante a calamidade.
O trabalho contou com a articulação do Comitê Estadual de Saúde em Desastres, responsável por integrar as ações entre o Estado e o município, assegurando uma resposta coordenada e eficaz para minimizar os impactos das enchentes em Afonso Cunha.
Mín. 21° Máx. 28°