

Chegou ao fim no domingo (30/3) a etapa de Porto Alegre de um dos mais importantes campeonatos de skate do mundo, o STU Pro Tour 2025. As provas que encerraram o evento, das modalidades Vert e Mini Ramp, foram financiadas pelo governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o Pró-Esporte RS, administrado pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), em um investimento de R$ 800 mil.
Contando os dois finais de semana de competições, o STU levou quase 70 mil pessoas à Orla do Guaíba. Entre as atrações que arrastaram multidões para as apresentações, havia nomes de peso como Rayssa Leal, Augusto Akio, Luan Oliveira, Gabi Mazetto, Matias Dell Olio, Pedro Barros e Gui Khury.
Medalhista olímpico e campeão mundial, Augusto Akio, o Japinha, esteve presente no domingo e exaltou Porto Alegre e o Rio Grande do Sul como umas das mais fortes comunidades do skate que existem no Brasil e até no mundo. “É uma honra estar participando de um evento desse tamanho, com atletas internacionais. É muito importante que se propague a palavra do skate,” completou o atleta.

O titular da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral, entregou o troféu para o campeão da modalidade Vert, Gui Khury, e para o campeão da Mini Ramp, Luizinho. “Há menos de um ano, a Orla do Guaíba estava debaixo d'água. Neste fim de semana, agora a encontramos cheia de vida. O que poucos sabem é que também sou skatista e vivi nos anos 1990 os preconceitos que o esporte sofria. É muito especial para mim que, décadas depois, pude trabalhar para trazer o STU para Porto Alegre. É um grande orgulho fazer parte desta história,” declarou o secretário.
A modalidade Vert (skate vertical) é uma das mais radicais do skateboard. Disputada em uma pista com mais de quatro metros de altura, o Vert é conhecido pelas grandes alturas atingidas pelos skatistas em manobras aéreas. O campeão Gui Khury obteve a nota 98, atingida anteriormente apenas por Bob Burnquist, uma das lendas do esporte.
A Mini Ramp é uma das modalidades mais democráticas do skate, praticada por crianças e adultos. A modalidade é praticada em pistas com paredes e transições em formato de “U” com paredes mais baixas. No feminino, a campeã foi a brasileira Raicca Ventura, com nota 92. No masculino, o vencedor foi Luiz Francisco, o Luizinho, com nota 94.

Tanto a pista da Mini Ramp quanto do Vert foram construídas especialmente para as competições, que reuniram mais de 50 atletas somente no último final de semana. Também foi a primeira edição do STU na capital com a participação de skatistas estrangeiros, o que aumentou a competitividade do campeonato.
Incentivo ao esporte
O apoio do Rio Grande do Sul ao STU Pro Tour 2025 reforça o compromisso do Estado com o esporte e consolida sua posição como um dos principais destinos para competições de alto nível. Além das três edições anteriores do STU, o governo tem investido em uma série de eventos que movimentam diferentes modalidades e regiões.
Exemplos recentes incluem o Mundialito de Vôlei, realizado em Santo Ângelo, que reuniu equipes de todo o país; a Sul Special Cup, torneio internacional de beach tennis da categoria BT 400, o qual atraiu atletas de renome mundial; e o 65º Festival Hípico Noturno, campeonato esportivo da Brigada Militar com décadas de tradição.
Texto: Mariana Xavier/Ascom SEL
Edição: Camila Cargnelutti/Secom
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro de São Sebastião 2026 marca abertura da temporada de provas de atletismo com mais de mil atletas
Esportes Fesporte divulga calendário oficial de 2026
Mato Grosso do Sul Após vitória fora de casa, Sesc MS Vôlei/AECGV recebe o Fluminense neste sábado pela Superliga B
Esportes São Paulo receberá em março o Mundial de skate street e park
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro 2026 abre temporada de corridas com mil atletas em São Sebastião
Esportes Treinador esportivo destaca importância do cuidado emocional
São Sebastião - SP Vivências Náuticas da ‘Estação Verão 2026 São Sebastião’ começam nesta sexta-feira na Praça da Vela
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião moderniza sistema de cadastramento de atividades esportivas com nova plataforma digital
São Sebastião - SP XTERRA: São Sebastião recebe maior circuito off-road do mundo pela primeira na história, em 2026 Mín. 17° Máx. 23°





