A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação, apresentou nesta segunda-feira, 31/3, o novo modelo de formação continuada para coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental da Rede Municipal.
A partir deste modelo, o foco passa a ser o fortalecimento da coordenação pedagógica no contexto da escola, com as particularidades de cada território. Os formadores vão realizar encontros regulares tanto nas unidades como no complexo Swift de Educação e Cultura, analisando demandas com base nas Avaliações em Rede e Avaliações Externas, além de outros indicadores.
“Esse olhar externo permite ampliar a percepção sobre os desafios e indicar materiais, projetos e estratégias didáticas que contribuirão para o avanço dos alunos. De posse dessas discussões e desses novos olhares, o coordenador terá ainda mais condições de otimizar seu trabalho, de acordo com os desafios do seu contexto, articulando ações pedagógicas e orientações formativas”, diz a coordenadora executiva de políticas públicas Fernanda Barros de Pádua Nardoni.
Haverá ainda um formador específico para atender coordenadores ligados às turmas de Ensino Fundamental 2, chamado de anos finais (6º a 9º ano). Apenas quatro unidades da rede municipal têm alunos nesta etapa, com demandas distintas dos anos iniciais (1º a 5º ano) e, por isso, há a necessidade de um olhar diferenciado para essas turmas.
Para os professores, a formação acontece de duas maneiras: por meio do coordenador da própria unidade escolar e com formadores do Programa Alfabetiza Juntos-SP, do Governo do Estado, em parceria com o Sesi.
“Esse modelo torna a formação mais dinâmica e próxima da realidade de cada escola, garantindo mais resultado e fortalecendo o protagonismo dos coordenadores no processo educativo”, afirma a secretária de Educação, Renata Azevedo.
Além da formação nas escolas, os coordenadores pedagógicos de cada grupo participam de encontros conjuntos com os formadores, promovendo a troca de experiências entre as unidades.
“Com essa mudança, conseguiremos identificar pontos de atenção, utilizando os indicadores produzidos pelas avaliações externas e internas para apoiar os coordenadores na construção de estratégias pedagógicas mais assertivas ”, diz a coordenadora executiva de políticas públicas, Leandra Justo Herrera, que é responsável pelo Departamento de Ensino.
Já a formação continuada da educação infantil também passará por mudanças, que serão apresentadas aos coordenadores dessa etapa na próxima quarta-feira, 2/4.
Mín. 20° Máx. 30°