Quinta, 03 de Abril de 2025
22°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Acre

Com o apoio do Estado, peça teatral Memórias de Rádio discute Rio Branco dos anos 70

A população da capital acreana está convidada a fazer uma verdadeira viagem à Rio Branco dos anos 1970, com a peça teatral Memórias de Rádio. Prest...

02/04/2025 às 10h13
Por: Redação Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

A população da capital acreana está convidada a fazer uma verdadeira viagem à Rio Branco dos anos 1970, com a peça teatral Memórias de Rádio. Prestes a entrar em cartaz no Teatro de Arena do Sesc, no centro da capital, o espetáculo, gratuito, será apresentado de quinta-feira, 3, a sábado, 5.

Influência social do rádio é elemento central da peça. Foto: cedida
Influência social do rádio é elemento central da peça. Foto: cedida

A narrativa é protagonizada por Sara, Valda e Francisco, em uma história que utiliza a coexistência de tempos e espaços, com referência às rádios, aos movimentos e à censura política da época. Por meio de diálogos intensos, a peça propõe reflexões sobre os papéis impostos nas dinâmicas sociais, com cenas que ilustram o rádio insuflando os desejos da população, mesmo das pessoas envolvidas em realidades diversas ao imaginário produzido então pelo meio de comunicação.

Com encenação do Grupo Beco e realização da Caos Produções, o texto é baseado na dramaturgia de Gerson Albuquerque, ensaísta, poeta e professor voltado à história e movimentos sociais na Amazônia.

A atriz Juliana Jaya integra o grupo e destaca que a montagem é uma manifestação da vontade de produzir arte de forma autêntica e desafiadora: “Essa é uma forma de dizer o que queremos, do modo que desejamos, assumindo riscos, enfrentando debates e normas que tendem ao encarceramento do pensamento”.

Juliana Jaya (à direita) e demais participantes do Grupo Beco. Foto: cedida
Juliana Jaya (à direita) e demais participantes do Grupo Beco. Foto: cedida

A encenação é realizada com apoio do governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). A execução resulta de projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), que representa o maior investimento direto já efetuado pelo governo federal no setor cultural do Brasil , destinando R$ 3,8 bilhões para a execução de ações e projetos em todo o território nacional.

Serviço

Espetáculo: peça teatral Memórias de Rádio

Datas e horários:

  • Quinta, 3 de abril

15h (para alunos do Colégio Dom Bosco)

19h (para alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos – Ceja)

  • Sexta, 4 de abril: 19h (aberto ao público e gratuito)
  • Sábado, 5 de abril: 19h (aberto ao público e gratuito)

Local: Teatro de Arena do Sesc – Av. Brasil, 713, Centro, Rio Branco
Classificação: 14 anos

The post Com o apoio do Estado, peça teatral Memórias de Rádio discute Rio Branco dos anos 70 appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários