Quinta, 03 de Abril de 2025
27°

Parcialmente nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Infraestrutura

Governo de Minas entrega 78 novos ônibus metropolitanos em Ribeirão das Neves

Modernização da frota melhora a qualidade do transporte e reduz a idade média dos veículos na RMBH

02/04/2025 às 19h23
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Seinfra-MG / Divulgação
Seinfra-MG / Divulgação

O Governo de Minas entregou, nesta quarta-feira (2/4), 78 novos ônibus para as linhas metropolitanas que atendem Ribeirão das Neves e Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), dando continuidade à renovação da frota de transporte público. Até o momento, mais de 500 novos veículos já estão em circulação em toda a RMBH.

A entrega faz parte do acordo firmado em setembro de 2024 entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) , com intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) , Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG) .

É com grande satisfação que celebramos hoje a entrega de 78 novos ônibus para Ribeirão das Neves, um marco importante para a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sabemos que a mobilidade é um dos pilares para o desenvolvimento social e econômico do nosso estado e a renovação da frota é um passo fundamental para garantir mais conforto e dignidade aos usuários do transporte coletivo", destacou a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Ilce Rocha.

Renovação da frota

Com a entrada dos novos veículos, a idade média da frota da RMBH, composta por 2,4 mil ônibus, será reduzida de 11 para 6 anos até o final de 2025.

Os veículos estão circulando em linhas que atendem diversos municípios da RMBH, como Contagem, Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Sabará, Betim, Lagoa Santa, Ibirité e Ribeirão das Neves.

A alocação dos novos ônibus foi definida com base em critérios como a idade dos veículos substituídos, número de reclamações e volume de passageiros transportados.

Até o final de 2025, 850 novos veículos estarão em atividade. Ao todo, o projeto prevê investimentos de R$ 382 milhões, destinados a reequilibrar os contratos do transporte coletivo devido aos impactos da pandemia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários