Quinta, 03 de Abril de 2025
22°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Saúde Sergipe

Governo de Sergipe amplia ações de acessibilidade para espaço teatral da Vila da Páscoa 2025

Apresentações cênicas das 20h contarão com intérpretes de Libras; além disso, espaço contará com rampa de acesso para cadeirante e cadeiras priorit...

02/04/2025 às 20h39
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Ascom Funcap
Fotos: Ascom Funcap

A segunda edição da Vila da Páscoa será aberta nesta sexta-feira, 4 de abril, trazendo novidades para o público, como a ampliação das ações de acessibilidade no espaço teatral. Sucesso nas edições anteriores, o teatro terá apresentações diárias com grupos cênicos e culturais exclusivamente sergipanos. Para garantir que todos os visitantes possam aproveitar o evento, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) se reuniu na manhã desta terça-feira, 2, com a Secretaria da Assistência Social (Seasic) e o Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese), para alinhar iniciativas e atender demandas voltadas à acessibilidade nos eventos culturais promovidos pelo Governo de Sergipe.

O espaço teatral, com capacidade para 100 pessoas por sessão, será climatizado e acessível, contando com rampa de acesso para cadeirantes e área com melhor visibilidade para pessoas com deficiência. Além disso, desde a introdução do teatro nas vilas temáticas, autistas e neurodivergentes têm prioridade no recebimento das fichas de entrada.

O presidente da Funcap, Gustavo Paixão, reforçou que a acessibilidade em Lingua Brasileira de Sinais (Libras) tem sido uma preocupação frequente nos eventos do governo. "Além do teatro, que vai contar com a presença do intérprete, nós vamos ter intérpretes de Libras volantes, disponibilizados para a população em geral, para qualquer necessidade que o público tenha. Essa é uma preocupação que vem sendo discutida e posta em prática pelo governo do Estado, realizada entre a Funcap e a Seasic", contou.

Uma das principais novidades desta edição é a presença de intérprete de Libras nas apresentações das 20h, além de intérprete disponível para dar suporte itinerante na Vila. "Fizemos planejamentos compreendendo a importância da acessibilidade em todas as áreas. Essas ações são pensadas ao longo do ano para diversos eventos culturais da Funcap, e a Vila da Páscoa se torna um exemplo desse esforço", afirmou Grazzy Coutinho, assessora técnica da Diretoria de Cultura da Funcap.

Maior inclusão em eventos culturais

Durante a reunião, também foi discutida a criação de um edital de credenciamento para intérpretes artísticos de palco nos eventos do Governo de Sergipe. Além dos intérpretes, a previsão é que o processo seletivo incluirá coordenadores e consultores, avaliados por análise curricular, entrevista e prova prática.

A coordenadora de políticas públicas em defesa da pessoa com deficiência da Seasic, Suellen Grazielle Silva Garcia, destacou os avanços na inclusão cultural: "Na Vila do Forró 2024, tivemos intérpretes de Libras no palco principal, o que foi inovador. Neste ano, queremos ampliar essa atuação, atendendo à demanda. As pessoas surdas adoraram que ações foram pensadas para atendê-los, e é isso que o Governo de Sergipe busca: pensar cada vez mais na pessoa com deficiência", afirmou. 

Para a diretora institucional do Ipaesi, Dayse Xavier, esse momento foi de muita importância. "A Ipaese desenvolve, há 25 anos, um trabalho educacional e social. Ter essa parceria junto à Funcap é muito importante para que a gente possa atingir a inclusão real e principalmente para a pessoa surda. Então, estar aqui nesse espaço aberto ao diálogo, às parcerias, e isso é muito importante para todos nós", concluiu. 

Foto: Ascom Funcap
Foto: Ascom Funcap
Grazzy Coutinho, assessora técnica da Diretoria de Cultura da Funcap / Foto: Ascom Funcap
Grazzy Coutinho, assessora técnica da Diretoria de Cultura da Funcap / Foto: Ascom Funcap
A diretora institucional do Ipaesi, Dayse Xavier / Foto: Ascom Funcap
A diretora institucional do Ipaesi, Dayse Xavier / Foto: Ascom Funcap
A coordenadora de políticas públicas em defesa da pessoa com deficiência da Seasic, Suellen Grazielle Silva Garcia / Foto: Ascom Funcap
A coordenadora de políticas públicas em defesa da pessoa com deficiência da Seasic, Suellen Grazielle Silva Garcia / Foto: Ascom Funcap
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários