Sexta, 04 de Abril de 2025
21°

Neblina

São Paulo, SP

Anúncio
Cidades Sorriso - MT

Projeto cria Semana de Conscientização sobre a Herpes-Zóster, em Sorriso

Os vereadores aprovaram em 1ª votação o Projeto de Lei 43/24 para ajudar a conscientizar a população sorrisense sobre a herpes-zóster, causada pelo...

03/04/2025 às 14h51
Por: Redação Fonte: Câmara de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT

Os vereadores aprovaram em 1ª votação o Projeto de Lei 43/24 para ajudar a conscientizar a população sorrisense sobre a herpes-zóster, causada pelo vírus varicela-zoster, o mesmo responsável pela catapora.

A proposta que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Sorriso a Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre a Herpes-Zóster, a ser comemorada anualmente na primeira semana do mês de junho de cada ano, foi votada na sessão plenária da Câmara de Sorriso desta quinta-feira, 3.

A propositura é de autoria do vice-presidente da Casa, vereador Emerson Farias (PL).

O texto define que a Prefeitura de Sorriso ficará encarregada de promover campanhas de saúde e eventos como seminários e palestras de conscientização sobre a doença, assim como suas características, causas e tratamentos, bem como a indicação de medidas a serem adotadas para evitar a doença.

“O vírus, o mesmo da catapora, também é popularmente conhecido como “cobreiro” caracterizado pelo aparecimento de lesões na pele (manchas avermelhadas e vesículas, que são pequenas bolhas com líquidos claros em seu interior). As lesões aparecem geralmente no tronco, mas também podem surgir nos braços e nas pernas ou, mais raramente, nos ouvidos. Após desenvolver a catapora, o que normalmente acontece na infância, o indivíduo fica com o vírus adormecido no sistema nervoso. Quando ocorre eventual queda na imunidade, pode ocorrer a reativação desse vírus e o desenvolvimento do zóster, gerando erupções cutâneas que duram de duas a quatro semanas”, explica o parlamentar no projeto.

Ainda, segundo o projeto, o principal sintoma é a dor intensa. Além disso, pode trazer complicações e causar pneumonia, problemas de audição e inflamação cerebral, infecções bacterianas, paralisia do nervo periférico e perda sensorial. Apenas a vacinação é capaz de prevenir.

O projeto segue em tramitação e deverá ser aprovado em mais duas votações para seguir para sanção executiva.

  • Texto: Ângela Gimenez

    Fotos: Ilustrativa/Keli Santin

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários