O Governo do Pará entregou na manhã deste sábado (5), a primeira Estação Cultural de Marabá, no sudeste paraense. O prédio da Fundação Cultural do Pará (FCP) onde serão realizadas atividades de fomento à leitura e escrita, além das oficinas de iniciação artística para crianças e adultos, promovidas pela FCP, foi entregue pelo governador Helder Barbalho e vice-governadora, Hana Ghassan, durante uma vasta agenda na região.
Durante o evento, centenas de pessoas participaram da inauguração do espaço. A programação especial de abertura ocorreu ao longo de toda a manhã e foi composta por atividades lúdicas, educativas, artísticas e culturais.
"Marabá ganha hoje um lugar cheio de cultura, arte, livros e oportunidades. Uma estação de cultura que abriga biblioteca, auditório, um pequeno cinema, computadores e sala de leitura para a meninada. E nós vamos espalhar este modelo para fortalecer a cultura em todo o Pará", afirma o governador Helder Barbalho.
Thiago Miranda, presidente da Fundação Cultural do Pará (FCP), destaca o potencial do espaço. "Estamos entregando hoje para a região de Carajás mais do que um espaço de pesquisa e leitura. A Estação Cultural está apta a se tornar um ponto de referência cultural para a comunidade, e vamos trabalhar para que ela alcance todo seu potencial de fortalecer a cultura e a educação desta região", define o presidente da FCP
Arte e Inclusão -O trabalho de inclusão por meio da arte e da música foi representado pelo grupo de dança da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
"Trabalhar a inclusão com arte e com dança para nós é fundamental. Por exemplo, hoje tínhamos pessoas surdas tocando percussão e cadeirantes dançando. Todos envolvidos fazendo um show de inclusão e sabemos da importância de falar isso abertamente para a sociedade", destaca Valdsom Braga, arteterapeuta.
A dança e a musicalidade indígena também fizeram parte da programação de inauguração da Estação Cultural. Integrantes do povo Akrãtikatêjê, liderados pela cacica Tônkyre - Kátia Silene, apresentaram sua arte por meio de artesanato, pintura e dança.
A aldeia do Povo Akrãtikatêjê, localizada na BR-222, na altura do KM 15, em Bom Jesus do Tocantins, foi um dos locais contemplados com 400 novos livros entregues pela Fundação Cultural do Pará. Apenas nesta manhã, foram entregues 4.400 novos livros para ampliação do acervo de bibliotecas públicas da região.
"Os livros que a gente recebe hoje são também uma forma de fortalecer as nossas histórias e os nossos mitos. O povo indígena precisa ter conhecimento e andar com as duas culturas, a cultura indígena e a não indígena. E a educação é o único caminho que nos leva até o conhecimento, para podermos desenvolver projetos que venham ajudar a comunidade e abrir a mente de todo mundo", pontua a cacica Tônkyre - Kátia Silene.
Sustentabilidade -A Estação Cultural de Marabá possui a primeira biblioteca pública com totem de atendimento sustentável. O equipamento é composto por um núcleo construído utilizando madeira reflorestada com Certificação FSC, envolto em uma estrutura externa feita do plástico de aproximadamente 210 garrafas PET recicladas retiradas do meio ambiente. Além disso, o prédio possui placas de energia solar e sistema de reuso de água.
A Estação Cultural é o décimo primeiro equipamento cultural administrado pela FCP e o primeiro fora da capital paraense. Em Belém, a FCP é responsável pela Biblioteca Pública Arthur Vianna, Casa das Artes, Casa da Linguagem, Cine Líbero Luxardo, Teatro Margarida Schivasappa, Teatro Experimental Waldemar Henrique e pelas galerias Theodoro Braga, Benedito Nunes e Ruy Meira
Mín. 16° Máx. 21°