A terceira parada dos workshops para a construção do Plano Estratégico de Estruturação de Destinos Turísticos e Atração de Investimentos aconteceu nesta terça-feira, 7, em Itabaiana. O evento, realizado pela Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) e pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), com a consultoria da Urban Systems, reuniu gestores públicos, líderes comunitários, empresários e representantes do setor cultural para discutir o futuro do turismo no município.
Conhecida como a capital do agreste e famosa por seu comércio dinâmico, Itabaiana também se destaca por eventos como a Festa dos Caminhoneiros, uma tradicional celebração que acontece anualmente; pela devoção a Nossa Senhora da Conceição, que atrai milhares de fiéis durante as romarias; e belezas naturais, como a Serra de Itabaiana. A cidade ainda oferece atrativos como a Feira Livre, uma das mais movimentadas do Nordeste, e o artesanato local, que reflete a cultura sertaneja.
O diretor Relações Internacionais e Atração de Investimentos da Desenvolve-SE, Ademario Alves, enfatizou a importância de dados detalhados sobre qual é o perfil do turismo em cada região para estruturar um turismo que atraia investidores. “Apesar de o estado já contar com um calendário de eventos conhecido, ainda há uma lacuna na estruturação de projetos robustos para atrair novos empreendimentos. Construir rotas turísticas integradas ainda está no campo das ideias, mas queremos transformá-las em realidade, com planos estruturados, documentos oficiais e materiais institucionais que possam ser apresentados à Agência e investidores. Nosso objetivo é atrair grandes projetos para o estado”, afirma.
Segundo o secretário de Turismo de Itabaiana, Éder de Jesus, a cidade possui diversas riquezas naturais e investimentos principalmente no turismo ecológico e religioso. “O turismo religioso tem ganhado força especialmente devido ao milagre atribuído à Santa Dulce, realizado pela primeira vez em Itabaiana. Já o turismo ecológico tem como destaque a Serra de Itabaiana, que vem sendo promovida como um atrativo natural. Por isso, queremos que as pessoas que saem de Aracaju em direção à Rota do Sertão não apenas passem por Itabaiana, mas que permaneçam na cidade, conheçam nossos atrativos e estudem também os nossos aspectos culturais e históricos”, completa.
Consultoria técnica
A atividade faz parte da primeira etapa do plano de trabalho da Urban Systems, empresa especializada contratada pela Agência Desenvolve-SE para a consultoria técnica para elaboração de Plano Estratégico para Estruturação de Destinos Turísticos e Atração de Investimentos para o Estado de Sergipe. Nesta etapa será feito o diagnóstico total do estado, abrangendo um plano de trabalho, diagnóstico socieconômico, ambiental e urbano, e matriz SWOT de oportunidades e ameaças
“Estamos na fase de diagnóstico do estado, e a proposta é definir qual será o destino específico nesta primeira etapa do projeto. A ideia é que esse primeiro destino funcione como um projeto-piloto, que possamos replicar em outras regiões”, esclarece a consultora da Urban Systems, Rafaela Nemésio.
Para isso, além da mediação dos workshops, a equipe da Urban Systems visitou pontos estratégicos, como o Parque dos Falcões, a Ermida da Santa Dulce dos Pobres, Mercado Municipal, Igreja do Senhor do Bonfim e o Museu de Itabaiana.
Próximos passos
O roteiro de workshops segue para Estância (08/07) e Pacatuba (10/07), fechando o ciclo de debates regionais.
O plano final, que incluirá projetos prioritários para cada destino, será entregue em novembro de 2025. Ele será um importante instrumento para Plano Estratégico de Estruturação de Destinos Turísticos e Atração de Investimentos a captação de investimentos nacionais e internacionais, tanto público como privado, a ser executado pela Desenvolve-SE, além de transformar Sergipe em um destino turístico mais estruturado e atrativo para visitantes.
Mín. 19° Máx. 24°