O Governo do Maranhão segue avançando para garantir que os produtos de origem animal cheguem à mesa dos consumidores com qualidade e segurança. Esse avanço foi consolidado com a certificação concedida pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) à Agronor, um abatedouro de aves localizado em Igarapé do Meio, com a entrega do certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA, nesta segunda-feira, 07.
Essa certificação comprova que o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Aged possui equivalência ao Serviço de Inspeção Federal (SIF). Isso significa que o selo SISBI atesta que os produtos de origem animal foram inspecionados e cumprem as normas de segurança alimentar, padronizando e harmonizando os procedimentos de inspeção e fiscalização.
“Esse é mais um produto maranhense que estamos colocando no mercado nacional. Por determinação do nosso governador Carlos Brandão, a Aged continua registrando agroindústrias para ofertar produtos de origem animal com qualidade à população”, afirmou a presidente da Aged, Jucielly Oliveira.
Este é o primeiro abatedouro de aves no estado do Maranhão a receber o selo SISBI-POA, que habilita a empresa a comercializar seus produtos em todo o território nacional. “Estamos felizes com esta conquista e, agora, integrados ao SISBI. O Brasil vai conhecer nossos produtos e nosso sabor”, comemorou Francisco Canindé, diretor executivo da Agronor.
Com a certificação concedida à Agronor, a Aged soma o sétimo certificado SISBI-POA no estado, permitindo que o empreendimento amplie sua comercialização para além das fronteiras do Maranhão, levando qualidade aos consumidores de todo o Brasil.
O Governo do Maranhão tem buscado valorizar as agroindústrias locais, ampliando mercados e garantindo produtos com qualidade e identidade regional.
Capacitação de servidores e visita às instalações
A equipe da Aged, presente à solenidade de entrega do SISBI, conheceu o processo industrial e as instalações do abatedouro. Com capacidade atual de abate de 40 mil aves por dia, a Agronor conta com oito granjas e pode alojar até um milhão e oitocentos e vinte mil frangos. A produção diária pode chegar a 40 toneladas.
Além disso, a presidente da Aged realizou a entrega de certificados à equipe auxiliar de inspeção do empreendimento. O Treinamento de Atualização sobre as Principais Lesões Identificadas no Post Mortem do Abate de Aves, realizado no dia 13 de março, na sala destinada ao SIE, qualificou mais de 10 servidores, que receberam o certificado.
A médica-veterinária e inspetora da Aged na Agronor, Cleide Selma Santana, explicou que o curso foi realizado para preparar a equipe na identificação de lesões que tornam o produto impróprio para o consumo.
Mín. 19° Máx. 24°