A Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dórea promoveu nesta terça-feira ,9, uma programação especial em comemoração ao Dia da Biblioteca, celebrado nacionalmente nesta data. Instituída em 1980 pelo Decreto nº 84.631, a data busca valorizar as bibliotecas como espaços fundamentais para a promoção da educação, da cultura e do conhecimento.
Mais de 130 crianças participaram das atividades, incluindo 23 alunos do Centro Educacional Girassol e 110 estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil Ana Luiza Mesquita Rocha, ambas de Aracaju. O acolhimento pedagógico foi conduzido pelas técnicas da biblioteca, Shayana Lobão e Sônia Vasconcelos Kerner, as quais recepcionaram os estudantes com a exibição de um filme educativo sobre a importância das bibliotecas.
A programação contou ainda com a participação da responsável pelo setor Braille, Anatércia Santos e Iasmin do Nascimento Santos, estagiária, estudante e pessoa com deficiência visual, que conversou com os alunos sobre inclusão visual e apresentou, de forma lúdica, o sistema Braille. Músicas e danças integraram o momento, proporcionando uma vivência divertida e educativa.
Dentro do projeto “Diversidade e Inclusão: histórias que abraçam” foram realizadas sessões de contação de histórias com os livros: O Menino Azul , Do Jeito Que Você É e O Patinho Feio , abordando temas como identidade, aceitação e empatia. Os alunos também participaram de uma visita guiada pelos setores da biblioteca, conhecendo seus espaços e serviços.
Para a colaboradora da biblioteca e contadora de histórias, Sônia Vasconcelos Kerner, a biblioteca pública cumpre um papel essencial na formação cidadã. “A importância da biblioteca pública é fomentar a leitura e a cultura, gerando conhecimento e promovendo a cidadania. As bibliotecas públicas são portas de acesso local ao conhecimento, pois promovem aprendizado ao longo da vida”, declarou.
A professora e suporte pedagógico da EMEI Ana Luiza Mesquita Rocha, Débora Arieta, destacou a importância da ação para a formação das crianças. “Foi uma experiência riquíssima para os nossos alunos. O contato direto com o ambiente da biblioteca e com atividades tão significativas amplia o repertório cultural e incentiva a leitura desde cedo. Eles voltaram encantados”, afirmou.
A iniciativa reforça o compromisso da Biblioteca Pública Epiphanio Dórea com a democratização do acesso à leitura e ao conhecimento, aproximando crianças e jovens de um universo de possibilidades culturais e educativas.
A Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória fica localizada na rua Leonardo Leite, no bairro 13 de Julho, em Aracaju, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h.
Mín. 19° Máx. 24°