Sexta, 18 de Abril de 2025
21°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Espírito Santo

Iema destaca importância do Monumento Serra das Torres no 1º Seminário Regional de Ecoturismo

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participou do 1º Seminário Regional de Ecoturismo, realizado na última semana, no ...

09/04/2025 às 21h56
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participou do 1º Seminário Regional de Ecoturismo, realizado na última semana, no município de Atílio Vivácqua. O evento teve como um dos principais focos o Monumento Natural Serra das Torres (Monast), unidade de conservação gerida pelo Instituto, que concentra a maior parte das florestas do município e desempenha papel essencial na conservação da biodiversidade e no incentivo ao turismo sustentável.

Representando o Iema, o geólogo e agente ambiental Marcos Paulo Rodrigues de Almeida apresentou a palestra “Manejo responsável na ambiência do Monast”, com reflexões sobre práticas sustentáveis na gestão da unidade. Já o biólogo e analista ambiental Rafael dos Santos conduziu a palestra “Monast: conhecendo o valor do território”, destacando dados de monitoramento da fauna e flora local, e as potencialidades ecológicas e turísticas do Monumento.

O seminário foi promovido pelo município de Atílio Vivácqua em parceria com a Instância de Governança de Turismo Vales e Café, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As ações do Iema no seminário integram um plano de trabalho colaborativo iniciado em 2024, com atividades de sensibilização em comunidades do município.  

Marcos Almeida reforçou que o evento amplia o debate sobre práticas que aliam conservação ambiental, geração de renda e valorização das comunidades locais. “As discussões foram significativas. Trouxe várias ideias que buscam não apenas a preservação ambiental, mas também a revitalização das comunidades, permitindo, assim, vislumbrar novos caminhos e expectativas por meio dos atrativos naturais”, disse. 

Texto: Ana Clara Gonçalves

>

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários