Na era da transformação digital, oferecer serviços públicos inovadores exige mais do que tecnologia — é preciso garantir que cada solução seja construída com responsabilidade, transparência e ética. É com esse propósito que atua o setor de compliance da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí – Etipi.
Responsável por acompanhar e orientar as ações da empresa dentro dos princípios legais, regulatórios e éticos, o setor de compliance tem um papel estratégico no funcionamento da Etipi, garantindo que seus produtos digitais atendam não só às demandas da população, mas também aos padrões de conformidade.
Segundo a Compliance Officer da Etipi, Lígia Uchôa, este trabalho é essencial para garantir que os serviços sigam as melhores práticas de integridade, além de prevenir riscos para o órgão.
“Nosso papel é identificar e prevenir riscos — tanto jurídicos quanto operacionais. Agimos antes mesmo que um problema aconteça. Nosso trabalho é feito em parceria com todas as áreas da empresa. Apoiamos a tomada de decisões, analisamos riscos e buscamos soluções que garantam segurança, transparência e eficiência”, afirma.
Isso significa que, desde o planejamento até a entrega dos produtos, o setor de compliance atua de forma estratégica no acompanhamento dos fluxos de trabalho, contribuindo para a antecipação de riscos e para a orientação de soluções alinhadas às normas internas e às boas práticas regulatórias.
Além disso, o setor atua de forma integrada com a governança da empresa, fortalecendo a confiança nas entregas da Etipi e garantindo que cada inovação tecnológica seja, antes de tudo, um avanço seguro e responsável para a gestão pública no estado do Piauí.
Mín. 19° Máx. 28°