Sábado, 12 de Abril de 2025
21°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Saúde Amazonas

Governo do Amazonas avança com obras de revitalização do Complexo Hospitalar Sul

São cerca de 70 operários trabalhando dia e noite, no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e Instituto da Mulher Dona Lindu...

12/04/2025 às 14h22
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
FOTOS: Antonio Lima/Secom
FOTOS: Antonio Lima/Secom

As obras no Complexo Hospitalar Sul (CHS), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), avançam em ritmo acelerado. O governador Wilson Lima visitou o complexo, composto pelo Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), na noite de quinta-feira (10/04), e pôde constatar os trabalhos sendo realizados inclusive à noite.

“O nosso objetivo é dar dignidade e melhor acolhimento para os pacientes e para seus acompanhantes. E sabe o que é melhor? Nós não paramos um minuto sequer, porque temos pressa de levar o padrão Delphina (Hospital) para toda a rede estadual de saúde”, registrou o governador em suas redes sociais.

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Makdsoud, que acompanhou a visita do governador, as obras estão acontecendo sem interromper os atendimentos. “Iniciamos na segunda quinzena de março e temos obra no período diurno e noturno, até as 22h, porque temos pressa e queremos gerar o mínimo de impacto no funcionamento das unidades”, explicou.

Os trabalhos, no momento, estão concentrados na revitalização das enfermarias situadas no quinto andar do HPS 28 de Agosto e nas recepções das duas unidades. São cerca de 70 operários sob a supervisão da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), e, também, pela Agir Saúde, que gerencia o CHS.

Já foram realizados os serviços de demolição e remoção de entulhos e, agora, de acordo com o gerente de Infraestrutura do CHS, Renatho Oliveira, os trabalhadores fazem a instalação de paredes drywall, do novo revestimento cerâmico, revisão das instalações elétricas e aplicação do novo piso Korodur, que é ideal para áreas sujeitas a severas condições de uso.

Com a revitalização do quinto andar, o HPS 28 de Agosto vai passar a contar com 12 enfermarias de clínica cirúrgica totalmente renovadas. Corredores, postos de enfermagem, salas de conforto, banheiros e áreas de apoio também serão totalmente revitalizados.  São 83 leitos e cada um é dotado de cama hospitalar, régua de gases medicinais, suporte de soro, mesa de cabeceira e refeição, escada dois degraus, poltrona de acompanhante, entre outros mobiliários e equipamentos.

>FOTOS: Antonio Lima/Secom
FOTOS: Antonio Lima/Secom

As novas recepções das duas unidades também vão trazer mais espaço e conforto para pacientes e acompanhantes, além de uma importante mudança de fluxo, destaca o diretor técnico do CHS, Roberto Zonta. “Nós teremos uma divisão de fluxos. No HPS 28 de Agosto, por exemplo, vamos conseguir separar o paciente de emergência dos casos de visita, troca de acompanhante, entre outros”, afirma.

Além de ampliar a recepção do Instituto da Mulher Dona Lindu, também estão sendo reformados dois consultórios de ginecologia, dois consultórios obstétricos, as salas de ultrassom, coleta e laboratório, acolhimento ginecológico, acolhimento obstétrico, acolhimento social, banheiros e o depósito de materiais de limpeza (DML).

Serviços realizados

Desde dezembro do ano passado, o Complexo Hospitalar Sul passa por uma transformação. Na área externa do complexo já foi feito o trabalho de recapeamento asfáltico do estacionamento, com correção em calçadas e sarjetas, melhorando a drenagem; modernização da iluminação, com a troca por luminárias de LED.

Também já foram realizadas a readequação da parte elétrica e hidráulica, com a troca da subestação, cabeamento de alta tensão e barramentos; instalação de seis novos geradores, três em cada uma das unidades que formam o complexo hospitalar, garantindo a manutenção das atividades em casos de queda de energia prolongada.

O antigo abrigo de resíduos foi demolido para a construção de um novo espaço mais adequado às normas ambientais de manejo do lixo. A obra ainda contempla a ampliação do estacionamento e uma nova entrada e saída de veículos pela avenida Maceió, otimizando o fluxo viário.

Outros serviços já executados incluíram a revitalização da fachada com a nova identidade visual, paisagismo, reativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a instalação de um posto policial em frente ao complexo.

>FOTOS: Antonio Lima/Secom
FOTOS: Antonio Lima/Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários