Com a marca do municipalismo, o governador Carlos Brandão lançou neste sábado (12) o programa Qualifica Maranhão, que oferecerá cursos com duração de 40 a 60 horas para atender, inicialmente, 4 mil estudantes do ensino médio nos municípios. A solenidade foi realizada no estacionamento do Edifício Clodomir Millet, e o governador entregou dez carretas equipadas para funcionarem como salas de aula para os cursos, que incluem corte e costura, cabeleireiro, gastronomia, eletricista, mecânica de motos, refrigeração e climatização, multicursos, além de garçom e barman.
“Essas carretas vão chegar aos locais mais longínquos, de norte a sul e de leste a oeste do estado. E, se essas 10 carretas não forem suficientes, iremos contratar mais, para que os maranhenses tenham essa oportunidade. Esse não pode ser um privilégio para apenas 4 mil pessoas por ano — levaremos para muito mais. A ideia surgiu com o secretário Tiago, da Juventude, e, a princípio, seria um programa só para jovens, mas decidimos estender para as comunidades onde os cursos forem oferecidos”, afirmou o governador.
O Qualifica Maranhão foi idealizado pela Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude e concretizado a partir de um trabalho conjunto da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que coordenará o programa em todo o estado. Durante o lançamento oficial, a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, ressaltou a importância da iniciativa.
“Essa é mais uma ação do governador Carlos Brandão para investir na mão de obra qualificada nos nossos municípios. É um investimento que vem fortalecer ainda mais a política de educação profissional que o Iema e os Centros Educa Mais estão realizando. O Qualifica Maranhão permitirá que, onde o Iema e os Centros Educa Mais não chegam, a carreta chegue. É um governo municipalista, que não mede esforços para garantir uma educação de qualidade”, destacou a secretária.
Cada carreta estará completamente equipada para funcionar como sala de aula do curso ministrado e deve permanecer no município pelo período de um mês, ofertando turmas nos turnos da manhã, tarde e noite. Os estudantes terão acesso a material didático, e todas as ferramentas serão fornecidas durante as aulas.
Para maior conforto dos alunos, as carretas serão estacionadas ao lado de escolas da rede estadual, que oferecerão apoio com acesso a banheiros e bebedouros. As capacitações serão realizadas no contraturno escolar e, à noite, serão direcionadas às pessoas da comunidade local. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado digital.
A seleção dos participantes será feita a partir de edital, considerando a ordem de inscrição e priorizando grupos específicos, de acordo com critérios como renda, idade e escolaridade. Já a escolha dos municípios levará em conta fatores como população, indicadores como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a demanda por mão de obra nos cursos oferecidos.
O programa será coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), mas executado de forma integrada com outras pastas, especialmente as Secretarias de Assuntos Municipalistas (Seam) e da Juventude (Seejuv). A gestão estadual também prevê parcerias públicas e privadas para ampliar o alcance e a diversidade dos cursos.
Segundo o secretário de Estado da Administração, Guilberth Garcês, um dos grandes destaques do programa é a oferta de cursos rápidos, alinhados às necessidades dos municípios, com foco na geração de emprego e renda para os participantes.
“O Qualifica Maranhão prioriza formações conectadas às demandas regionais, às inovações tecnológicas e às oportunidades reais de emprego. Mais do que um programa de formação, o Qualifica Maranhão é um investimento em oportunidades, inclusão social e transformação de vidas”, observou o secretário.
Também presente no lançamento do programa, o secretário de Estado da Juventude, Thiago Prado, afirmou que a proposta representa o fortalecimento da política de profissionalização e geração de empregos no estado.
“Com esse programa, os nossos jovens do ensino médio terão novas oportunidades de conhecimento e crescimento em uma carreira. É uma proposta muito interessante, que possibilitará a capacitação profissional de estudantes em todo o estado. O governador Carlos Brandão tem se tornado, cada vez mais, um amigo e um braço forte da nossa juventude”, declarou o secretário.
O lançamento do programa foi prestigiado por diversas autoridades, entre elas gestores estaduais, parlamentares estaduais e municipais. O deputado estadual Arnaldo Melo, que preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, foi um dos oradores convidados e destacou a mudança social que o Qualifica Maranhão deve proporcionar.
“Isso ajuda aquele jovem do interior do estado a permanecer em sua cidade, trabalhando próximo da família. Do contrário, ele precisa ir embora para outros locais, até para estados distantes, e, às vezes, não volta mais. Então é muito grande a nossa expectativa ao ver que esses veículos serão instrumentalizados com tecnologia para levar o Estado aos municípios mais distantes. Parabenizo o governador por essa iniciativa”, pontuou.
Juventude capacitada e com esperança
A solenidade de lançamento do programa foi acompanhada por estudantes do Centro de Ensino Dr. Clarindo Santiago. Na ocasião, o estudante Paulo Davi Martins foi escolhido para representar os jovens que serão beneficiados com a iniciativa. Ele expressou a expectativa dos estudantes em relação ao Qualifica Maranhão.
“Eu só tenho a agradecer ao governador Carlos Brandão, pois esse é um projeto importante, já que muitos jovens hoje em dia não têm oportunidade de trabalho. Quando chega o final do ano letivo, após concluir o terceiro ano, muitos ficam sem opção sobre o que fazer. Então é muito importante”, afirmou.
A estudante Lara Rodrigues, também do Centro de Ensino Dr. Clarindo Santiago, destacou a qualificação como diferencial para a entrada no mundo do trabalho. “Isso dá oportunidade para os alunos da rede pública. Tem muitos alunos que querem se qualificar, e é bom ter essa variedade de cursos, pois, lá na frente, quando a gente concluir o ensino médio, teremos um bom currículo”, comentou.
O Qualifica Maranhão surge como uma oportunidade para democratizar o acesso à qualificação profissional, impulsionando a empregabilidade e o desenvolvimento econômico regional, com cursos de curta duração alinhados às demandas do mercado, garantindo acesso à qualificação profissional para jovens e comunidades locais.
Mín. 17° Máx. 28°