Sexta, 18 de Abril de 2025
19°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Maranhão

Governo dá continuidade à Semana de Intensificação da Vacinação nas escolas

As ações, que incluem palestras educativas e imunização, seguem até 30 de abril em escolas públicas de todos os 217 municípios do Maranhão, com o o...

16/04/2025 às 20h31
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está executando estratégias para incentivar ações de atualização das cadernetas vacinais. Nesta quarta-feira (16), a programação da Semana de Intensificação da Vacinação nas Escolas continua no Maranhão, e o tema da estratégia na rede estadual é “HPV? Eu hein, tô fora!”. No Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida, unidade escolar que conta com 223 alunos, técnicos da SES realizaram a palestra "Saúde e HPV" para os estudantes.

As ações, que incluem palestras educativas e imunização, seguem até 30 de abril em escolas públicas de todos os 217 municípios do Maranhão, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal entre adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não se protegeram contra o HPV e outras doenças imunopreveníveis. 

A chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, destacou a importância da ação de resgate vacinal contra o HPV. “A Semana de Intensificação da Vacinação nas Escolas é uma oportunidade de resgatar os alunos que ainda não se vacinaram e atualizar a caderneta desse público. Além da vacina contra o HPV, outras vacinas do calendário para esta faixa etária estão disponíveis. Trabalhar diretamente dentro das escolas garante maior adesão e cobertura, reforçando a importância da imunização na prevenção de doenças como o HPV”, explicou.

Durante a ação, os palestrantes detalharam as principais formas de contaminação pelo HPV, métodos de prevenção e destacaram os subtipos mais perigosos, como o 6, 11, 16 e 18, responsáveis pela maioria dos casos de câncer de colo do útero, de ânus, pênis, garganta e outros tumores associados ao vírus. Os alunos participaram ativamente, esclarecendo dúvidas e reforçando a importância da vacinação.

Na próxima semana, os pais receberão a notificação sobre o calendário de vacinação no Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida. A coordenadora pedagógica da escola, Maria Raimunda Araújo, falou da cooperação entre saúde e educação. "É uma estratégia interessante, porque se deixar para que eles saiam de casa e vão até o posto, eles não vão. E a vacina chegando na escola fica mais fácil”, pontuou. 

HPV

De acordo com dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), até o dia 8 de abril, no Maranhão, 68,91% das alunas e 52,55% dos alunos foram vacinados contra o vírus HPV. Para os meninos, a vacinação é crucial para proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças diretamente relacionadas ao HPV. Nas meninas, o principal objetivo é prevenir o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal, além de lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e outras infecções causadas pelo vírus. 

O coordenador do Programa Saúde na Escola (PSE), Jadilson Neto, destacou o impacto positivo da mobilização do PSE na comunidade escolar. “Estamos empenhados em mobilizar o máximo de alunos possível. Temos pactuado com o PSE 1,9 milhão de crianças e adolescentes nos 217 municípios maranhenses, abrangendo mais de 9 mil escolas. Nosso objetivo é alcançar esse público com informação e a própria vacinação. Essa ação às escolas facilita o acesso e amplia a proteção dos nossos jovens”, apontou.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Letícia de Alencar, de 16 anos, já vacinada, compartilhou sua perspectiva sobre o HPV e a importância da vacinação. "Eu já tinha ouvido falar, mas ainda tem muita gente que não tem acesso a esse tipo de informação, então eu acho muito importante esses esclarecimentos”, disse.

A estudante, Maria Clara Froz, de 17 anos, comentou sobre a facilidade de receber a vacina na escola. "Ter a informação e vacina dentro da escola é muito bom. É aqui que os alunos estão mais presentes, então a escola se torna um meio importante para que os alunos sejam informados e vacinados," disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários