A edição de abril do programa Fazendo Arte entra na grade da TV ALEMS no sábado (19), às 12h, com materiais a respeito de cinema, festival de música, encontro de colecionadores, literatura e moda autoral. Após a exibição, a atração já estará disponível no YouTube da Casa de Leis.
O longa-metragem nacional ‘Ainda estou aqui’, dirigido pelo cineasta Walter Salles, e lançado em novembro do ano passado, projetou internacionalmente o cinema brasileiro, além de conquistar vários prêmios, entre eles o Oscar de melhor filme internacional. A produção se tornou o filme nacional com a quinta maior bilheteria na história do Brasil – mais de 80 milhõe
s de reais arrecadados. Ao Fazendo Arte, a campo-grandense Letícia Naveira, produtora de elenco do longa, conta alguns detalhes dessa obra cinematográfica.
Em 2024 começou a ser realizado em Campo Grande o Festival Cerrado Alternativo, com o objetivo de divulgar a cena musical autoral alternativa. Até o momento já foram realizadas cinco edições, sempre no Buteco do Miau, bar que vem se destacando por dar apoio a músicos e bandas autorais. Os produtores Sem Fabios e Karla Velasco falam ao Fazendo Arte a respeito desse evento.
No início de março foi realizado no Hotel Jandaia, em Campo Grande, o 1º Encontro Nacional de Colecionadores de Mato Grosso do Sul, organizado pelo Paulo Rezende, tesoureiro da Associação Numismática Sul-Mato-Grossense. Matéria sobre o evento marca essa edição do Fazendo Arte.
Moda, documentário, livro – A modista Lidiane Lopes, idealizadora da marca Lidyloo, trabalha há muito tempo com moda autoral em Mato Grosso do Sul e lançou em outubro de 2024, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, o fashion film “Sonhos e fetiches da fronteira”, que celebrou sua nova coleção. A produção, com financiamento da Lei Paulo Gustavo, possui trilha sonora criada por ela em parceria com os músicos da banda Coquetel Blue. Neste ano ela lança o novo capítulo dessa narrativa poética: “Noites de Carmim”.
Dirigido pela cineasta Marineti Pinheiro e pelo diretor de fotografia Carlos Wagner, o documentário ‘O arqueólogo da música de Campo Grande’ mostra a paixão de Carlos Luz, pesquisador da música regional, pela preservação da memória fonográfica de Mato Grosso do Sul. A produção é evidenciada no programa.
Já Susylene Dias de Araujo, professora da área de Letras e Literatura nos cursos de gradução e pós-graduação da UEMS, pesquisa há 26 anos sobre a vida e obra do escritor sul-mato-grossense Lobivar Matos, nascido em Corumbá. Não deixar com que seu trabalho e legado sejam esquecidos acabou se tornando a missão da vida dela. Em março, lançou o livro ‘Lobivar Matos: obra reunida”, que conta inclusive com textos inéditos.
Clipe ‘Vida de Maria’, da cantora Giani Torres, com participação da cantora SoulRa, lançado em março, também é exibido no Fazendo Arte. As duas artistas douradenses pedem o fim da violência contra as mulheres e ressaltam a importância da união entre elas, sendo o projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Investimentos à Produção Artística e Cultural de Dourados (FIP).
Fazendo Arte – Para valorizar o universo cultural regional, o programa ‘Fazendo Arte’ mostra produções sobre artistas e movimentos que enriquecem a cultura sul-mato-grossense. Produzido e apresentado pelo jornalista João Humberto, o programa pode ser assistido na TV ALEMS pelo canal 7.2 nas segundas às 17h45, sábados 12h e domingos 21h. Também pode ser visto na playlist da atração no YouTube da Casa de Leis.
Mín. 19° Máx. 28°