Domingo, 27 de Abril de 2025
20°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Maranhão

SES realiza mutirão de biópsias e mielogramas para diagnóstico precoce de cânceres hematológicos

A ação teve como objetivo garantir exames fundamentais para o diagnóstico precoce de cânceres hematológicos e outras doenças da medula óssea.

26/04/2025 às 15h56
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Mutirão de biópsias e mielogramas no Hospital de Oncologia do Maranhão (Foto: Israel Pontes)
- Mutirão de biópsias e mielogramas no Hospital de Oncologia do Maranhão (Foto: Israel Pontes)

O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou mutirão com a oferta de cerca de 24 procedimentos de biópsias e mielogramas no Hospital de Oncologia do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho, em São Luís (MA). A ação teve como objetivo garantir exames fundamentais para o diagnóstico precoce de cânceres hematológicos e outras doenças da medula óssea. A iniciativa faz parte do programa "Cirurgia – Aqui, a Fila Anda" e ocorreu neste sábado (26).

De acordo com o hematologista do hospital, Yuri Nasser, o procedimento consiste em dois exames distintos. “Estamos realizando a biópsia de medula óssea e o aspirado de medula óssea. O primeiro retira um fragmento ósseo para análise, enquanto o segundo coleta o sangue da medula, conhecido popularmente como tutano. Ambos são essenciais para identificar alterações como leucemias e outras patologias”, explicou o médico.

Os procedimentos são rápidos e realizados sob anestesia local. Após a coleta, os pacientes recebem alta no mesmo dia, com orientações para uso de medicamentos analgésicos apenas se houver dor. "Por se tratar da retirada de um fragmento ósseo, é natural sentir algum desconforto, mas não há restrições de movimentação ou alimentação após o exame", afirmou o médico.

Os pacientes beneficiados pelo mutirão foram encaminhados de diversas regiões do Maranhão, a partir da identificação de alterações clínicas e laboratoriais que indicam possíveis doenças hematológicas. A ação é considerada essencial para zerar a fila de espera e agilizar o início do tratamento.

Entre os pacientes atendidos, o eletricista Rosael Andrade, de 55 anos, destacou a importância da iniciativa. “Fui diagnosticado no mês de março e, graças a esse mutirão, consegui fazer o exame muito mais rápido. É uma ótima ideia do Governo do Estado, que vai ajudar a amenizar a fila de espera aqui em São Luís”, relatou Rosael.

Outro beneficiado foi o professor Denilson Ramos, de 54 anos, que aguardava há cerca de 15 dias pela realização do exame. "Fui comunicado há poucos dias e, graças ao mutirão, estou conseguindo investigar o excesso de plaquetas que foi identificado nos meus exames. Essa ação é de fundamental importância para toda a sociedade", declarou.

A realização de biópsias e mielogramas é essencial para a avaliação da medula óssea, tecido responsável pela produção das células do sangue. O acesso rápido a esses exames possibilita diagnósticos mais precoces, impactando diretamente nas chances de sucesso do tratamento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários