

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), tem participado, ao longo deste primeiro semestre, das etapas municipais da Conferência das Cidades nos municípios sergipanos, com foco no fortalecimento das pautas para a etapa estadual, prevista para acontecer em agosto deste ano.
A participação mais recente aconteceu na 1ª Conferência Municipal das Cidades do município de Nossa Senhora do Socorro, Região Metropolitana de Aracaju, que abordou, em sua programação, a reflexão acerca das cidades com desenvolvimento urbano sustentável, cidadania e justiça social, além da participação de especialistas, acadêmicos e da população socorrense, com a formulação de propostas por eixos e eleição de delegados(as) para a etapa estadual.
“Conseguir trazer para cada eixo a dimensão efetiva que nós temos em cada território é fundamental. Haveremos de ter uma grande Política de Desenvolvimento Urbano em nosso estado, se soubermos promover uma escuta ativa, uma grande colheita dessas propostas e uma sistematização que vai orientar não somente a Política aqui em Sergipe, mas contribuir efetivamente para a Política Nacional”, afirma o secretário de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira.
As conferências municipais são fundamentais para a elaboração das propostas relacionadas ao desenvolvimento urbano, garantindo que as demandas e sugestões dos municípios sergipanos sejam apresentadas e debatidas na etapa estadual. As propostas aprovadas nessa fase podem, então, ser encaminhadas para a etapa nacional, onde contribuirão para a formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. “Se trata de etapas preparatórias que irão eleger delegados para representar os seus municípios na nossa etapa estadual, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de agosto, em Aracaju. A ideia é discutir planejamento urbano como todo, eixos como habitação, regularização fundiária, mobilidade urbana, saneamento básico, todos os temas voltados às cidades”, pontua a subsecretária de Desenvolvimento Regional e Gestão Metropolitana da Seplan, Danilla Andrade.
As equipes da Seplan também já participaram de conferências nos municípios de Boquim, São Cristóvão, Moita Bonita, Itaporanga D’Ajuda, Pirambu, Itabaiana e Lagarto. Além disso, estão previstas as participações em outras etapas municipais já agendadas, como as dos municípios de Divina Pastora, Salgado, Santo Amaro das Brotas e Estância.
A Conferência
Nesta edição, a Conferência traz como tema 'Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social'. As propostas e discussões são embasadas em seis eixos: Sustentabilidade Ambiental e emergências climáticas; Habitação e regularização fundiária; Mobilidade urbana; Espaços públicos inclusivos; Saneamento ambiental; Políticas de patrimônio histórico. A etapa de Sergipe é requisito indispensável à participação do Estado na 6ª Conferência Nacional das Cidades, convocada pelo Ministério das Cidades, que será realizada em Brasília (DF).
Em Sergipe, a conferência é coordenada pela Seplan, por meio da subsecretaria de Desenvolvimento Regional e Gestão Metropolitana, e articulada por uma comissão organizadora plural e representativa de diversos segmentos, como gestores, administradores públicos e legislativos; movimentos populares; movimento sindical; empresários; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais e ONGs, com reuniões regulares para dialogar sobre o evento.
A etapa estadual tem como objetivo tratar sobre temáticas importantes para o desenvolvimento das cidades, principais desafios e políticas públicas que podem ser implantadas para a promoção de cidades com mais inclusão, democracia, sustentabilidade e justiça social.


Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





