

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, voltados para atletas de 15 a 17 anos, movimentou Três Lagoas com intensas disputas em diversas modalidades esportivas. A competição organizada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), oferece uma estrutura de qualidade que garante o bem-estar dos atletas, técnicos, árbitros, chefes de delegação e demais envolvidos.
A infraestrutura preparada para os jogos permite que os atletas se concentrem exclusivamente em suas performances, com conforto e segurança durante toda a estadia. Seja nas quadras, tatames, ruas, mesas, piscinas ou areias, o foco está em proporcionar as melhores condições para que cada um dê o seu máximo.
Para a diretora dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, Karina Quaini, Três Lagoas se destaca como sede da competição por oferecer uma rede de hospedagem de qualidade, o que facilita a montagem de uma estrutura adequada para o evento. Durante o período dos jogos, foram utilizados 17 hotéis para acomodar os atletas.
“É importante também destacar o impacto positivo que os Jogos trouxeram para a cidade. Além da ocupação dos hotéis, observamos uma movimentação intensa no comércio local, como mercados, farmácias, sorveterias e shoppings. Isso é um reflexo claro de como o esporte pode impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico de uma cidade”.
Mais do que garantir uma excelente estrutura de estadia, transporte e alimentação aos participantes, a organização dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul também demonstra compromisso com a sustentabilidade.
Ao todo, foram servidas aproximadamente 42 mil refeições durante o evento. Todos os insumos que foram utilizados para a produção da alimentação também foram comprados no município, fortalecendo assim o comércio local.
Ações simples fazem a diferença: o descarte correto dos resíduos é incentivado por meio da separação entre lixo orgânico e reciclável, além da coleta específica de tampinhas e garrafas plásticas.
As tampinhas, por exemplo, são acumuladas para uma ação solidária, a cada 5 mil unidades arrecadadas, é possível trocar por uma cadeira de rodas destinada ao Hospital do Câncer de Barretos. Já os plásticos das garrafas são doados a uma cooperativa de reciclagem.
O lixo orgânico também é separado e doado a uma família da agricultura familiar, contribuindo para a geração de renda e o reaproveitamento de resíduos. Com essas iniciativas, os Jogos vão além da competição esportiva, promovendo cidadania, consciência ambiental e responsabilidade coletiva entre os jovens atletas de todo o estado.
Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Fotos: COOLLAB, registros esportivos
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro de São Sebastião 2026 marca abertura da temporada de provas de atletismo com mais de mil atletas
Esportes Fesporte divulga calendário oficial de 2026
Mato Grosso do Sul Após vitória fora de casa, Sesc MS Vôlei/AECGV recebe o Fluminense neste sábado pela Superliga B
Esportes São Paulo receberá em março o Mundial de skate street e park
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro 2026 abre temporada de corridas com mil atletas em São Sebastião
Esportes Treinador esportivo destaca importância do cuidado emocional
São Sebastião - SP Vivências Náuticas da ‘Estação Verão 2026 São Sebastião’ começam nesta sexta-feira na Praça da Vela
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião moderniza sistema de cadastramento de atividades esportivas com nova plataforma digital
São Sebastião - SP XTERRA: São Sebastião recebe maior circuito off-road do mundo pela primeira na história, em 2026 Mín. 20° Máx. 27°





